Com conflito, preço do carro zero deverá subir em 2022
Em 2021, os preços dos carros zero quilômetro subiram, em média, 18,4% no Brasil, segundo pesquisa elaborada pela consultoria KBB. O aumento acima da inflação foi resultado principalmente da falta de componentes eletrônicos, que provocou um descompasso entre oferta e demanda. Em 2022, o problema sequer foi resolvido, mas agora há um fator ainda mais insidioso: a guerra. O conflito entre Rússia e Ucrânia deverá inevitavelmente aumentar a cotação do dólar. Por consequência, o custo da logística e dos insumos também sobe, afetando toda a cadeia automotiva. No Brasil, as montadoras usam diversos componentes estrangeiros para fabricar automóveis, de eletrônicos a motores, de ferro a borracha. O cenário é desafiador. As empresas projetam vender 2 milhões de veículos em 2022, número próximo ao de 2021. Trata-se de desempenho modesto — representa uma queda de quase 25% em relação a 2019, antes da pandemia.
Topper e Rainha apostam em lojas franqueadas
A BR Sports, controladora da Topper e Rainha, aposta no modelo de franquias para expandir os negócios pelo Brasil. Há alguns dias, a primeira loja franqueada das marcas de artigos esportivos foi inaugurada em Belém, no Pará. A ideia é chegar a 300 estabelecimentos até 2026. Um dos trunfos para crescer é o valor relativamente baixo para abrir uma unidade Segundo a BR Sports, o investimento inicial varia de R$ 140 mil a R$ 200 mil, a depender da localização e do tamanho da loja.
Europa aumenta importação de carvão e ameaça futuro da energia limpa
A guerra vai atrasar a adoção de energias limpas pelos países? Sim, o risco existe. Não é de hoje que os europeus estão preocupados com a quebra de fornecimento do gás da Rússia. Desde meados do ano passado, o Velho Continente discute maneiras de se tornar menos dependente dos russos. Não à toa, o ano de 2022 começou com o recorde de importações de carvão — o mais sujo dos combustíveis fósseis — pela Europa. As encomendas do nocivo produto aumentaram 56% em relação ao mesmo mês de 2021.
Conta de luz cara afeta competitividade das empresas
O alto custo da energia é um estorvo para o Brasil. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), os 16 encargos e taxas setoriais incorporados à conta de luz tiveram um impacto de R$ 33,1 bilhões em 2020. No total, os tributos e encargos respondem por 38% do custo tarifário da energia elétrica no país, um dos percentuais mais representativos do mundo. A carga elevada reduz a competitividade das empresas, compromete investimentos e freia o desenvolvimento.
O aumento do preço do frete marítimo desde o início da pandemia, o que se deve sobretudo à falta de contêineres, impulsionou a demanda por transporte aéreo de cargas. Segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), em 2021 o segmento cresceu 18,7% em relação a 2020 e 6,9% versus 2019.
A Agrishow, principal feira de agronegócio do Brasil e uma das maiores do mundo, volta em 2022 após te sido cancelada nos últimos dois anos por causa da pandemia. Programado para abril, o evento será realizado em Ribeirão Preto (SP), com a expectativa de repetir o resultado de 2019, quando gerou R$ 2,9 bilhões em negócios.
A vodca russa, um dos produtos mais exportados pelo país, sofre as consequências da invasão das tropas de Vladimir Putin à Ucrânia. Grandes redes de supermercados dos Estados Unidos, Europa, Canadá e Austrália retiraram as garrafas das prateleiras e cortaram as encomendas da bebida.
Nos últimos dias, russos e ucranianos correram para comprar bitcoin, numa tentativa desesperada para se proteger do colapso financeiro provocado pela guerra. Eles estão habituados com moedas digitais. Segundo a consultoria Tripple A, 13% dos habitantes da Ucrânia utilizam criptomoedas, participação mais alta do mundo. Na Rússia, o índice é de 12%.
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