PIB

PIB: Indústria tem destaque positivo no desempenho da construção

Mesmo com o positivo do setor com o destaque positivo no desempenho da construção na industria de Indústrias de Transformação e indústrias extrativas, a industria encerrou 2021 com a produção em queda

Fernanda Strickland
postado em 04/03/2022 13:14 / atualizado em 04/03/2022 14:43
 (crédito: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília)

O Produto Interno Bruto (PIB), na Indústria, teve um destaque positivo devido ao desempenho da construção (9,7%), após cair 6,3% no ano anterior. Mas encerraram 2021 com a produção em queda, segundo divulgou nesta sexta-feira (4/3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As Indústrias de Transformação também apresentaram resultado positivo de 4,5%, influenciadas principalmente pelo crescimento da fabricação de máquinas e equipamentos, metalurgia, fabricação de outros equipamentos de transporte e de produtos minerais não-metálicos e indústria automotiva.

As indústrias extrativas cresceram 3,0%, devido à alta na extração de minério de ferro. Já a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos ficaram estáveis em relação a 2020, sendo afetadas negativamente pela crise hídrica. 

A queda veio devido a fábricas não conseguirem acompanhar os demais setores da economia e encerrando 2021 com a produção em queda. Indústria não cresce há anos no Brasil.

Em relação ao 4º trimestre de 2020

Comparando ao resultado do 4º trimestre de 2020, a Indústria caiu 1,3%, puxada pelo recuo nas Indústrias de Transformação (-6,9%), cujo resultado negativo no quarto trimestre foi influenciado pela queda da fabricação de produtos alimentícios, fabricação de produtos de metal, fabricação de produtos de borracha e material plástico e máquinas, aparelhos e materiais elétricos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação