HORA DO LEÃO!

Guia do imposto de renda: Declarar sozinho ou buscar um profissional?

As dificuldades na hora de preencher o formulário podem confundir os contribuintes. Veja o que fazer quando isso acontecer

Fernanda Strickland
Maria Eduarda Angeli*
postado em 06/03/2022 06:00
Anota as dicas! -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Anota as dicas! - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma das dúvidas que atormentam o contribuinte, principalmente quem vai declarar pela primeira vez, consiste na contratação dos serviços de um profissional para fazer a prestação de contas.

A perita contábil Sandra Batista pondera que é preciso considerar dois aspectos na hora de decidir entre fazer sozinho ou contratar alguém. "Número um, se tenho conhecimento suficiente da legislação tributária. Dois, se gosto, de fato, de fazer isso. Se as duas respostas forem não, a melhor alternativa é contratar. Se somente uma delas é, sim, a melhor alternativa é contratar. Se ambas são sim, surge a terceira: quero fazer?", detalhou.

"Logo, a condição de cada contribuinte e necessidade de segurança e de tranquilidade com o prestar contas ao fisco é o que influenciará na decisão de cada um".

Restituição

A restituição do Imposto de Renda acontece quando é constatado que o declarante pagou mais impostos do que o necessário, por isso, é tão importante reportar todos os gastos. No geral, o calendário de restituição segue a ordem de entrega do documento: quem enviou primeiro, recebe primeiro, e assim por diante. No entanto, idosos, pessoas com doenças graves ou portadoras de deficiência e professores passam na frente.

Os contemplados na restituição são divididos em grupos. Neste ano, serão cinco: o primeiro receberá no dia 31 de maio; o segundo, em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto e o quinto, em 30 de setembro.

*Estagiária sob a supervisão de Michel Medeiros

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.