Valores a Receber

BC libera consulta a dinheiro esquecido e agendamento de saque; veja calendário

A partir desta segunda-feira (7/3), brasileiros já podem realizar a marcação da retirada dos valores esquecidos em instituições financeiras. De hoje a 11 de março, os saques podem ser agendados para nascidos até 1968

Michelle Portela
postado em 07/03/2022 11:39 / atualizado em 07/03/2022 14:44
 (crédito: Agência Brasil/Reprodução)
(crédito: Agência Brasil/Reprodução)

Cidadãos brasileiros já podem realizar o agendamento dos saques dos valores esquecidos em diferentes instituições financeiras, consultados pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC). Para realizar o procedimento, o usuário precisa ter uma conta no site gov.br

O cidadão precisará da conta nível prata ou ouro na plataforma para solicitar a transferência. A estimativa é de que aproximadamente 28 milhões de usuários utilizem o serviço pelo gov.br, nesta primeira leva do programa.

Caso tenha algum valor a receber, o cidadão recebe a informação da data para acessar o serviço e, então, ter acesso ao valor e à possibilidade de transferência do recurso. O recurso só poderá ser transferido caso tenha logado no gov.br. Se ainda não tiver conta na plataforma, poderá fazê-la a qualquer momento.

“Serviços como este no gov.br tornam mais fácil, ágil e cômoda a vida do cidadão. Ele pode realizar toda a consulta por valores a receber e fazer a transferência do dinheiro para sua conta da poltrona de casa, se quiser”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Pagamentos

O Sistema de Valores a Receber foi dividido em três diferentes grupos para o agendamento dos saques. Confira as datas de verificação dos valores e solicitação de pagamento de qualquer valor residual:

  • Entre 7 a 11 de março: podem realizar a conferência do saldo e fazer a solicitação de saque quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano. Caso o interessado perca as datas, poderá participar da repescagem no sábado seguinte (12 de março);
  • Entre 14 a 18 de março: podem conferir e pedir o saque aqueles nascidos entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período. A repescagem desse grupo acontece dia 19 de março;
  • Entre 21 a 25 de março: nascidos a partir de 1984 ou empresas criadas a partir da data podem verificar o valor a ser recebido e solicitar o saque. A repescagem está marcada para o dia 26 de março para aqueles que perderem o prazo original.

Segurança

O sistema de identificação do governo possui níveis diferentes de segurança. Prata e Ouro propiciam maior segurança para o cidadão, portanto, a orientação é de que as pessoas com valores a receber já efetuem a conta em um desses níveis. 

Para obter as contas Prata ou Ouro, basta acessar o gov.br (via web ou aplicativo pela instituição financeira. São sete as instituições financeiras já integradas à plataforma do governo federal: Banco do Brasil, Caixa, BRB, Banrisul, Santander, Bradesco e Sicoob.

Outra forma é acessar o aplicativo gov.br e realizar a biometria facial. O aplicativo é acessado tanto por aparelhos celulares iOS quanto Android.

A plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal já conta com 125 milhões de pessoas cadastradas, e oferece acesso a cerca de 4,8 mil serviços do governo federal, sendo 73% totalmente digitais. Entre eles, alguns dos principais destaques são a prova de vida digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e as carteiras de trânsito e de trabalho.

Fontes de recursos

De acordo com dados do Banco Central, pelo menos R$ 4 bilhões deverão ser depositados na conta dos brasileiros já a partir de segunda-feira (7), na primeira fase do programa. As próximas fases deverão movimentar um total de R$ 8 bilhões.

O total de beneficiários na primeira fase é de 28 milhões de pessoas, dos quais 26 milhões correspondem a pessoas físicas. Pessoas jurídicas são dois milhões com recursos a receber já identificados no sistema bancário por meio do site do Sistema de Valores a Receber (SVR).

Nesta primeira fase, o SVR devolverá dinheiro das seguintes fontes:

Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível

Tarifas cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC

Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC

Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito

Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados

 

Nas próximas fases, o BC estuda incluir outras fontes, como:

Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC

Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC

contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível

contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível

Entidades em liquidação extrajudicial

Fundo Garantidor de Créditos (FGC)

Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação