Mineração

Contra o governo, mineradoras criticam PL de exploração de terras indígenas

Empresas dizem que o PL n. 191/2020, que permite mineração em terras indígenas, precisa de um debate mais amplo e se colocam contra o papel limitado que o texto dá aos índios

Tainá Andrade
Michelle Portela
postado em 15/03/2022 17:07 / atualizado em 16/03/2022 18:39
As empresas dizem que o tema precisa de um debate mais amplo. E se colocam contra o papel limitado que o texto dá aos índios -  (crédito: Vinícius Mendonça/Ibama  )
As empresas dizem que o tema precisa de um debate mais amplo. E se colocam contra o papel limitado que o texto dá aos índios - (crédito: Vinícius Mendonça/Ibama )

Mineradoras brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil se posicionaram, nesta terça-feira (15/3), contra o projeto de lei nº 191/2020, encaminhado pelo governo federal para o Congresso Nacional. Por meio de nota, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que reúne as empresas, defendeu o poder de decisão e consentimento dos povos indígenas sobre os seus territórios.

O projeto de lei permite a mineração em terras indígenas. As empresas dizem que o tema precisa de um debate mais amplo. E se colocam contra o papel limitado que o texto dá aos índios.

“O Ibram entende que o PL nº 191/2020, encaminhado pelo poder Executivo ao Congresso Nacional, não é adequado para os fins a que se destina, que seria regulamentar o dispositivo constitucional que prevê a possibilidade de implantação de atividades econômicas em terras indígenas como geração de energia, produção de óleo, gás e mineração”, diz a nota.

A mineração em terras indígenas está inscrita na Constituição Federal, nos artigos 176 e 231, mas a sua regulamentação precisa ser amplamente debatida pela sociedade brasileira. “Especialmente, pelos próprios povos indígenas, respeitando seus direitos constitucionais, e pelo Parlamento brasileiro”.

Dessa maneira, o Ibram defende que o caso da mineração em terras indígenas, para ser regulamenta, exige como imprescindível o Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) dos indígenas.

"O CLPI é um princípio previsto na OIT 169 e em uma série de outras diretivas internacionais, o qual define que cada povo indígena, considerando sua autonomia e autodeterminação, pode estabelecer seu próprio protocolo de consulta para autorizar as atividades que impactem suas terras e seus modos de vida”, avalia.

Coalização 

O grupo Coalizão pelo Clima emitiu nota, também nesta terça-feira, para se posicionar contra o projeto. Para eles, a possível votação do projeto em regime de urgência está sendo justificada com o equivocado argumento de que a mineração em terras indígenas resolveria a escassez de fertilizantes, especial potássio, vindos da Rússia, na esteira da guerra entre aquele país e a Ucrânia.

"A Coalizão pelo Clima conclui que o PL não resolve o problema no fornecimento de fertilizantes para o agronegócio", diz a nota. 

O documento ressalta que dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico Brasileiro coletados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostram que dois terços das reservas brasileiras de potássio, matéria-prima utilizada nos fertilizantes e importados da Rússia, estão fora da Amazônia. Que, além disso, somente 11% das reservas brasileiras de potássio estão sobrepostas a terras indígenas, e que a ANM conta com mais de 500 processos ativos de exploração de potássio em andamento que poderiam ser viabilizados sem agressão aos territórios indígenas. 

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação