Conjuntura

É hoje! Correio debate como construir uma economia mais sustentável e inclusiva

Evento com especialista da KPMG discutirá como empresas podem construir uma economia mais sustentável e inclusiva

Correio Braziliense
postado em 23/03/2022 06:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

No século 21, a humanidade só conhecerá a prosperidade se levar em conta fatores até pouco tempo negligenciados pelo setor produtivo e pelos governos. A construção de um mundo mais inclusivo e sustentável depende da habilidade das empresas em aplicar princípios ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse fatores integram a chamada agenda ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) e têm sido amplamente discutido no ambiente corporativo.

Atento a essa tendência mundial, o Correio Braziliense realiza nesta quarta-feira (23/3), às 11h30, o webinar Agenda ESG: Uma revolução nos negócios e na sociedade. O evento será transmitido ao vivo pelo endereço correiobraziliense.com.br/eventoscb.

Participa da live Nelmara Arbex, líder de ESG da KPMG. Com 20 anos de experiência internacional, a executiva é doutora em física teórica pela Universidade de Marburg, Alemanha, e pós-graduada em negócios e sustentabilidade pela Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Ambição ética

Arbex defende que as empresas brasileiras tenham ambição de contribuir para a transformação dos negócios no país, para que estejam cada vez mais alinhadas com um modelo de desenvolvimento contemporâneo, baseado no compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança.

"As questões ambientais, sociais e éticas estão presentes em todos os negócios, em todos os setores. As decisões sobre elas impactam toda a sociedade, não somente no presente mas também no futuro", observa a especialista. Para ela, o setor produtivo não pode prescindir de uma visão mais abrangente, que envolva, entre outros pontos, sustentabilidade e ação social. "Essas decisões definem o futuro que vamos viver. Falar sobre isso e entender como inserir estes aspectos no dia a dia de nossas decisões é fundamental. Este tema tem que se tornar algo discutido e considerado por todos os líderes, de toda a sociedade", avalia Arbex.

ESG é um modelo que tem como base a economia circular e de baixo carbono; a inclusão econômico-social; a regeneração dos ecossistemas; a transparência e a inovação. Essa transformação passa, necessariamente, pela implementação de estratégias e práticas que estão conectadas com os aspectos ESG, de forma estruturada e, às vezes, inovadora. Daí a importância de uma governança alinhada às necessidades do mundo moderno.

O webinar com a especialista da KPMG também terá a participação de Carlos Alexandre de Souza, editor de Política e Economia do Correio Braziliense. O evento será transmitido pelas redes sociais do jornal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação