Combustíveis

Fundo para combustíveis é caro e ineficiente, diz secretário do Tesouro

Secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, criticou a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Proposta é defendida pelo novo presidente da Petrobras, Adriano Pires

Michelle Portela
postado em 30/03/2022 18:57 / atualizado em 30/03/2022 18:59
 (crédito: Washington Costa/Ascom/ME)
(crédito: Washington Costa/Ascom/ME)

“Uma medida cara e ineficiente”. Foi assim que o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, definiu a proposta de criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Projeto é defendido pelo novo presidente da Petrobras, Adriano Pires.

Em suas últimas declarações públicas, Pires defendeu a utilização de dividendos da estatal para capitalizar o fundo e, dessa forma, evitar repasses de preço ao consumidor nos momentos de forte alta da cotação do petróleo.

O ex-executivo da Agência Nacional de Petróleo foi indicado para a presidência da Petrobras pelo governo Jair Bolsonaro. O presidente andava insatisfeito com a condução da estatal pelo general Joaquim Silva e Luna, demitido no início desta semana. Se a indicação for confirmada em assembleia de acionistas, Pires assume a presidência da estatal em 13 de abril.

"A visão do Ministério da Economia, o ministro [Paulo Guedes] já expôs várias vezes, são duas: primeiro a gente acredita que, para resolver problema do combustível as medidas têm que ser mais focalizadas, e o fundo, na nossa visão, é caro e ineficiente", declarou Valle.



O secretário do Tesouro avaliou também ser importante "dar tempo ao tempo" ao comentar o tema dos combustíveis. "As primeiras medidas já foram adotadas [redução de tributo sobre diesel e alíquota em reais para ICMS]. Essas já devem trazer impacto positivo, ver o impacto disso de acordo com essa guerra, que pode melhorar. Esperamos que melhore", disse.

Valle afirmou ainda que como as tensões na Ucrânia têm diminuído nos últimos dias, a expectativa é de que os mercados respondam positivamente ao novo cenário, podendo ter um impacto positivo no preço do petróleo e, consequentemente, no da gasolina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação