Indústria cresce 0,7%

Correio Braziliense
postado em 02/04/2022 00:01

A produção industrial avançou 0,7% em fevereiro, na comparação com o mês anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem. O resultado ficou acima da expectativa do mercado, de alta de 0,3%, mas o setor ainda permanece 2,6% abaixo do patamar de antes do início da pandemia.

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, para o mês de fevereiro registrou recuperação de parte da queda de 2,2% contabilizada em janeiro deste ano. Frente ao mesmo intervalo de 2021, o recuo foi de 4,3%. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses, houve alta de 2,8%.

O IBGE registrou crescimento nas quatro categorias econômicas consideradas pela pesquisa e em 16 dos 26 ramos pesquisados. O destaque ficou com as indústrias extrativas, que registraram alta de 5,3%. O segmento de produtos alimentícios avançou 2,4%.

"O setor extrativo teve uma queda importante em janeiro, de 5,1%, por conta do maior volume de chuvas em Minas Gerais, naquele mês, o que prejudicou a extração do minério de ferro. Com a normalização das chuvas, houve uma regularização da produção", disse o gerente da PIM, André Macedo, em nota.

Conforme dados do órgão, em fevereiro, há o retorno normal ao trabalho, que impulsiona a produção. "O setor de alimentos teve seu quarto mês positivo de crescimento, acumulando no período ganho de 14%. Em fevereiro, os destaques foram a produção de açúcar e carnes e aves, dois grupamentos importantes dentro do setor de alimentos", acrescentou o técnico do IBGE. (MP)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags