ZONA FRANCA DE MANAUS

Senador Omar Aziz chama Bolsonaro de "menino birrento"

"Eu não acredito que o presidente Bolsonaro esteja atacando o polo de refrigerantes do meu Estado por retaliação, pois isso seria coisa de menino birrento", disse o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional

Michelle Portela
postado em 07/04/2022 17:51 / atualizado em 07/04/2022 17:53
 (crédito:  Jefferson Rudy/Agência Senado)
(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em mais um episódio na guerra sobre os impostos concedidos à Zona Franca de Manaus (ZFM), o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, Omar Aziz (PSD), provocou frontalmente o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (7/4). 

“Como coordenador da bancada do Amazonas no Congresso, eu não acredito que o presidente Bolsonaro esteja atacando o polo de refrigerantes do meu estado por retaliação, pois isso seria coisa de menino birrento e não de um presidente da República. Quem conhece minimamente o Amazonas sabe que o modelo econômico Zona Franca é fundamental para a preservação da Floresta Amazônica. Quem ignora isso só demonstra que não tem consideração pelos amazônidas”, disse o senador Omar.

Em nota divulgada à imprensa, o ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da covid-19 no Senado repudiou a movimentação da gestão Bolsonaro e afirmou que vai tomar medidas para evitar mais "uma ação do governo deliberada que coloca em risco os empregos de milhares de famílias amazonenses".

Após modificar a concessão diferenciada do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o governo federal agora avalia o corte nos incentivos fiscais na indústria de bebidas instalada na ZFM. 

A medida do governo seria uma compensação da renúncia de aproximadamente R$ 500 milhões do programa de renegociação de dívidas dos microempreendedores e empresas optantes pelo regime do Simples Nacional.

Na opinião do senador Omar, a política econômica de Bolsonaro põe em risco tudo que foi construído nos últimos 50 anos na Amazônia. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação