PT promete anular processo

Correio Braziliense
postado em 08/04/2022 00:01

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) afirmou, durante a audiência do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a privatização da Eletrobras, que se o "outro lado" ganhar as eleições presidenciais deste ano, todo o processo de venda será anulado. Ele criticou o momento para se fazer a operação, que visa diluir a participação do governo na estatal.

"Não conseguiram fazer em 2018, 2017... Agora, na véspera da eleição? Eu digo a vocês, se eu estiver do outro lado e o outro lado (PT) ganhar a eleição, nos primeiros meses, a gente desfaz isso tudo. E desfaz fácil. Agora, o que fazer? Para que traumatizar o processo todo?", disse Prates.

Canetada

Ele lembrou que o sistema elétrico brasileiro tem mais de 40 anos e não pode ser alterado "na canetada". "A questão nuclear virou um detalhe, a questão de Itaipu com outro país (Paraguai) virou detalhe. A gente está fazendo valuation (sic) do lado brasileiro sem consultar o lado paraguaio, isso é o rabo abanando o cachorro", afirmou o parlamentar.

Ele ressaltou que, se o caso for uma decisão pelo fim das estatais no Brasil, o tema deve ser amplamente debatido e não feito às pressas como se pretende no caso da Eletrobras.

Ele citou também a Petrobras, que entrou na mira da privatização do governo Jair Bolsonaro. "Alguém vai dizer aqui que Petrobras e Eletrobras não foram bem sucedidas, cumpriram sua missão? De abastecer o país, de capilarizar o abastecimento de bancar o Luz para Todos? Tudo isso o Brasil viveu puxado pelas duas estatais", avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags