BC: pausa na greve

Fernanda Strickland Luana Patriolino
postado em 20/04/2022 00:01

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) suspendeu até 2 de maio a greve geral dos servidores da instituição. Segundo a entidade, a decisão foi tomada depois que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, declarou que a proposta de 5% de reajuste era oficial, garantiu a implementação de dois pontos da pauta não salarial e se comprometeu a conseguir uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ainda em abril.

Segundo o Sinal, essa reunião vai avançar nas negociações. "Demos um voto de confiança ao Campos Neto até 2 de maio para batalhar por uma proposta ainda melhor para os analistas e técnicos do BC", informou um porta-voz do Sinal. "Nós declaramos que 5% são insuficientes e apresentamos uma contraproposta, abrindo mão de que o reajuste de 27% seja no primeiro semestre de 2022."

Juízes

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) também se mobiliza por reajuste salarial. O presidente da entidade, Eduardo Fernandes, avaliou que o aumento de 5% previsto para todos os servidores federais não é suficiente para atender a categoria. "Há uma pressão muito grande da carreira, da base, afirmou Fernandes. Segundo ele, fosse estabelecida a recomposição pela inflação a cada ano, a defasagem salarial dos juízes seria de 49%.

A Ajufe ainda afirmou que deve dialogar com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em busca de um aumento aos magistrados neste ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags