Aposentados

13º começa a ser pago na 2ª feira

Cristiane Noberto
postado em 23/04/2022 00:01

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar na próxima segunda-feira, a primeira parcelas do 13º salário dos aposentados e pensionistas. O adiantamento foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em março e os valores para todos os beneficiários serão liberados até o dia 6 de maio.

Mais de 31 milhões de segurados do INSS estão aptos a receber as quantias. As verbas fazem parte do "pacote de bondades" do governo federal para estimular a economia em ano eleitoral. Nas contas do governo, a medida injetará R$ 56,7 bilhões no mercado. Os pagamentos serão realizados seguindo o número final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários (veja tabela).

Os primeiros contemplados serão os que recebem até um salário mínimo (R$ 1.212). A partir do dia 25, a quantia será depositada com os demais benefícios. Já a segunda parcela será paga no mês seguinte, em maio.

A autorização para que o INSS possa realizar os pagamentos foi publicada no Diário Oficial da União em 18 de março. Nesta primeira parcela, os beneficiários receberão apenas 50% dos valores totais. Já a segunda terá o restante das verbas mais o total do abono anual.

Quem passou a receber o benefício previdenciário em janeiro, terá depósitos proporcionais. Os segurados do antigo auxílio doença, que passou a ser de incapacidade temporária, também serão agraciados. As famílias inscritas no Auxílio Brasil não têm direito ao benefício.

Já é o terceiro ano que o pagamento do 13º dos aposentados é antecipado pelo governo. Normalmente, os segurados do INSS recebem os valores entre agosto e novembro. A antecipação nos últimos dois anos foram justificadas pela necessidade de ajudar as famílias a equilibrar as contas durante a pandema da covid-19.

O beneficiário poderá consultar o extrato por meio do aplicativo Meu INSS, que está disponível na web e em aplicativo para dispositivos Android e IOS. Basta fazer o login e clicar no serviço "Extrato de Pagamento".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags