Trabalho

Brasil tem queda na criação de empregos e gera 136 mil vagas em março

O mês de março registrou a criação de 136 mil vagas formais de emprego, número é menor do que a metade do total de empregos criados em fevereiro no país

Maria Eduarda Cardim
postado em 28/04/2022 16:09 / atualizado em 28/04/2022 19:52
 (crédito: Divulgação/SEI BA)
(crédito: Divulgação/SEI BA)

O Brasil criou 136.189 empregos com carteira assinada no mês de março, apontaram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, nesta quinta-feira (28/4), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O número de empregos criados é o saldo da diferença de 1.953.071 de contratações e 1.816.882 de desligamentos registrados no mês passado. 

Esse foi o menor número de empregos com carteira assinada por mês gerado este ano. Em janeiro, foram abertas 149,5 mil vagas, enquanto, em fevereiro, 329,4 mil. Ou seja, em comparação com o último mês, houve uma queda de 58,6%. 

O número também é menor quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Em março de 2021, foram criados 153,4 mil empregos formais.

Apesar da desaceleração, o governo federal destaca que este é o terceiro mês seguido de saldo positivo na criação de postos de trabalho formal. No mês passado, foram criados empregos formais em quatro dos cinco grandes setores da economia. O destaque é o setor de serviços que abriu 111.513 novos postos de trabalho.

Enquanto isso, a construção abriu novas 25.059 vagas, a indústria mais 15.260 e o comércio teve um saldo de 352 empregos formais. Apenas o setor da agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura apresentou um saldo negativo com o fechamento de 15.995 postos de trabalho.

“Na agropecuária o saldo no mês de março já é mais reduzido porque temos uma sazonalidade do fim da safra de açúcar no Nordeste, mas este ano isso foi agravado pela seca na região Sul e um pedaço de São Paulo”, explicou o coordenador-geral de Cadastros, Identificação Profissional e Estudos do Ministério do Trabalho, Felipe Pateo.

Outro dado revelado pelo Caged foi a queda de R$38,72 no salário médio de admissão em março quando comparado com o mês anterior. Em março, essa remuneração foi de R$ 1.872,07.

Acumulado

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, no acumulado do ano foram criadas 615.173 vagas. O número, porém, é menor do que o do mesmo período do ano passado, quando tinham sido abertas 805,1 mil vagas de emprego com carteira assinada.

Mesmo com a desaceleração, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, apresentou uma expectativa positiva. "Este número nos permite sonhar com um número acumulado até o final do ano superior àquele que havíamos programado, de 1 milhão de novos empregos", apontou no início da coletiva. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.