CB.AGRO

Preservar para produzir

Secretário de Agricultura anuncia que Distrito Federal terá Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável válido por 20 anos. Objetivo é evitar desgaste do meio ambiente e conservar recursos naturais, como a água, para as próximas gerações

Raphael Pati*
postado em 30/04/2022 00:01

O Distrito Federal vai contar com um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, que será lançado em breve e abrangerá os próximos 20 anos. A informação foi dada ontem pelo secretário de Agricultura do DF, Cândido Teles de Araújo, durante entrevista ao CB.Agro — programa do Correio em parceria com a TV Brasília.

O plano está sendo elaborado com a participação de 25 instituições, entre elas a Embrapa, o Sebrae e o Departamento de Veterinária e Agronomia da UnB. A preocupação principal, segundo o chefe da pasta, é garantir a disponibilidade de água para as próximas gerações. "Nós vamos ter água para produzir no futuro", assegurou.

Regularização

Teles de Araújo destacou também a regularização das terras no DF como um importante instrumento para garantir o desenvolvimento da agricultura local. Nos últimos dois anos, mais de 20 mil hectares de terra foram regularizados no Distrito Federal. A área corresponde a mais de 200km², ou cerca de 20 mil campos de futebol.

Para o secretário, o interesse em realizar regularizações fundiárias na pasta é unânime. Ele citou, durante a entrevista, um caso em que conseguiu regularizar um município inteiro no Mato Grosso, quando ainda era presidente do Instituto de Terras do estado.

"Era um município pobre (Nova Ubiratã). Não tinha nem agência de banco. Depois da regularização, que durou um ano e meio, aproximadamente, o município hoje é o quarto maior produtor de soja do estado do Mato Grosso. Ou seja, a regularização leva riqueza, paz e crédito", elencou.

Uma outra iniciativa da secretaria que o responsável pela pasta comentou durante a conversa, e já está em andamento, é o projeto 'Da porteira para dentro'. A ideia é atuar dentro das propriedades rurais do DF, no auxílio em questões com as quais o dono de terras se depara, frequentemente, como a manutenção de estradas.

"A área rural do Distrito Federal tem um tratamento especial em relação ao resto do Brasil. Você não consegue ver isso fora. Asfalto na área rural, parada de ônibus e ciclovia em áreas rurais, só em Brasília", comentou.

Preços altos

Sobre a elevação dos preços dos alimentos no DF, o secretário afirmou que o custo de produção está muito caro. "Nós temos que comprar ração, e ela vem de fora. Vem do milho e da soja. Essas grandes commodities têm um mercado internacional promissor. Então, há um crescimento de tudo isso em dólar, o que tem uma repercussão no pequeno produtor e, por fim, ao consumidor", disse.

*Estagiário sob a supervisão

de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags