Votação no TCU

Ministro pede vista e processo da Eletrobras é adiado em 20 dias

Magistrados conseguiram adiar, nesta quarta-feira (20/4), a votação do acórdão do processo de privatização da Eletrobras pela Corte por até 20 dias, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) venceram mais um capítulo no processo de desestatização da Eletrobras. Nesta quarta-feira (20/4), os magistrados conseguiram adiar a votação do acórdão do processo pela Corte por até 20 dias, após pedido de vista do ministro Vital do Rêgo, dificultando o objetivo do governo de finalizar a privatização até 13 de maio.

Vital do Rêgo criticou a proposta dos ministros de estabelecer o prazo de análise em sete dias, ao defender a previsão constitucional de pedido de vista e o prazo de 60 dias. “Esse problema da privatização é do governo, mas o tribunal não pode rasgar a Constituição sob pena de a gente não ter muito o que fazer aqui”, ressaltou.

5G

Rêgo fez o pedido após a leitura do voto do relator Aroldo Cedraz, que se manifestou favorável à continuidade do procedimento pelo governo, com ajustes. A presidente da Corte, Ana Arraes, disse que acolhia o pedido de acordo com o prazo regimental, estabelecido em no mínimo 20 dias, desde o julgamento do processo do 5G.

O ministro Bruno Dantas, relator do processo do 5G, disse que a medida adotada naquela ocasião compreendia o pedido de vista por uma semana, mas que não voltará a repetir o ato. “O 5G era uma situação inusitada, nova. Agora, examinando melhor, não votarei nesta assento para reduzir além de 20 dias o prazo do ministro que pedir vista. Acho que esse tipo de procedimento definitivamente não é útil para a construção de uma unidade do nosso tribunal”, disse.

Saiba Mais