Indústria 4.0

CNI: 69% das indústrias brasileiras utilizam tecnologia digital no Brasil

Pesquisa realizada pela CNI mostra que as empresas do setor estão mais digitais do que há cinco anos e têm aderido a novas tecnologias para tornar processos e serviços mais digitais

A Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a indústria está mais digital do que há cinco anos. Segundo o levantamento, em 2016, menos da metade (48%) fazia uso de alguma das tecnologias digitais analisadas; em 2021, esse percentual foi de 69%.

Realizada com mais de mil empresas, a pesquisa buscou investigar o avanço do uso das tecnologias da chamada indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

Saiba Mais

A Sondagem Especial Indústria 4.0 identificou a adoção de 18 tipos de tecnologias digitais pelas empresas e seu uso em diferentes estágios da cadeia industrial — em 2016 eram 10 tecnologias listadas. Entre os principais benefícios reconhecidos pela indústria da adoção das tecnologias digitais está o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.

“Apesar da diferença nas tecnologias listadas em 2016 e 2021, conseguimos afirmar que a adoção das tecnologias aumentou de cinco anos para cá. Isso fica evidente ao se analisar os resultados produzidos a partir de uma subamostra formada pelas mesmas empresas respondentes em 2016 e 2021. Nesse grupo, a maioria que respondeu que não adotava, ou que não sabia se adotava alguma tecnologia digital, passou a adotar pelo menos uma tecnologia digital em 2021”, explica Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI.