Energia

Governo estuda liberar funcionamento de Angra 1 por mais 20 anos

Eletronuclear solicitou a renovação da licença de funcionamento de Angra 1 por mais 20 anos junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen)

Michelle Portela
postado em 16/05/2022 18:41 / atualizado em 16/05/2022 18:41
Primeira usina nuclear do Brasil, Angra 1 é responsável por gerar 640 MW e entrou em operação comercial em 1985 -  (crédito:  Jorge Cardoso/CB/D.A Press)
Primeira usina nuclear do Brasil, Angra 1 é responsável por gerar 640 MW e entrou em operação comercial em 1985 - (crédito: Jorge Cardoso/CB/D.A Press)

A Eletronuclear solicitou a renovação da licença de funcionamento de Angra 1 por mais 20 anos junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Por conta disso, a empresa está realizando um programa de extensão da vida útil da unidade para efetuar as medidas necessárias para que a planta possa continuar a operar após 2024, quando vence a licença atual.

Primeira usina nuclear do Brasil, Angra 1 é responsável por gerar 640 MW e entrou em operação comercial em 1985. Para garantir a licença de funcionamento por mais 20 anos, a Eletronuclear criou o Programa de Extensão da Vida Útil de Angra 1 — Long Term Operation (LTO).

"Com a aproximação do término da licença de operação de Angra 1, em dezembro de 2024, a Eletronuclear, em linha com o praticado em plantas nucleares similares no mundo, solicitou formalmente ao órgão regulador, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio da Solicitação de Renovação da Licença (SRL), em 29 de outubro de 2019, a renovação da licença de operação, estendendo a geração de energia da planta por mais 20 anos", informou o MME.  

A extensão por mais 20 anos da vida útil operacional da Usina Nuclear Angra 1 disponibilizará 640 MW adicionais ao Sistema Integrado Nacional (SIN), a partir de 2025, a um custo extremamente competitivo e com eficiência operacional comprovada, de acordo com a Eletronuclear. 

Atualmente, a operadora informa que foram negociados contratos abrangendo serviços de estudos de viabilidade que se referem ao Engineering Multiplier Program (EMP) — já vigentes e em execução —, e contratos relativos a atividades de modificação na planta — em fase avançada de negociação com fornecedores de material e equipamentos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação