Imovéis

Vai comprar um imóvel? Evite 5 erros que podem atrapalhar os negócios

"O que mais acompanhei, nesses anos de atuação, foram as dores das pessoas que não sabiam como funcionava o processo de aquisição de um imóvel", ressalta Magno Baruk, especialista na área de imóveis

Fernanda Strickland
postado em 17/05/2022 19:12 / atualizado em 17/05/2022 19:13
Primeira dica? Algumas especificações das operações imobiliárias podem facilitar muito na hora de adquirir o novo lar! -
Primeira dica? Algumas especificações das operações imobiliárias podem facilitar muito na hora de adquirir o novo lar! -

Hoje em dia, muitas pessoas sonham em comprar o primeiro imóvel — seja no intuito de apenas investir ou de morar —, mas segundo especialistas, um conjunto de erros comuns podem atrapalhar na hora de fechar um bom negócio. Primeira dica? Algumas especificações das operações imobiliárias podem facilitar muito na hora de adquirir o novo lar!

Para ajudar, Magno Baruk, especialista em aquisição do primeiro imóvel, apontou os principais erros que você não pode cometer ao adquirir sua propriedade.

1 - Comprar um imóvel sem se planejar

O erro mais cometido se refere a uma das práticas mais importantes: planejamento. É essencial ter um controle de gastos e uma reserva extra para emergências. “Apesar de o imóvel ser um grande investimento, a falta de organização reflete em inúmeros agravantes na compra. Costumo dizer que o planejamento é o alicerce da sua compra, somente com um alicerce firme podemos pensar nas demais etapas”, afirma Baruk.

2 - Desconhecer o processo de aquisição

Muitas pessoas vão aos estandes de venda ou às imobiliárias sem conhecer de fato o processo de aquisição. As etapas são complexas, principalmente nos casos que envolvem financiamento, e quando o comprador não as conhece com afinco acaba ficando “nas mãos” das outras pessoas envolvidas na transação. “Existe uma infinidade de conteúdos disponíveis para todos de forma acessível e, mesmo assim, muitos compradores não acessam. Minha dica é sempre pesquisar bastante em sites de confiança e, se possível, procurar um especialista em aquisição”, indica Magno.

3 - Não entender sua real necessidade antes da compra

A visita aos imóveis e uma boa conversa de mesa podem fazer com que o lado emocional se sobressaia ao racional. É importante, nesse caso, ter em mente quais são as suas necessidades — de tamanho, de localização, de tipo de imóvel, de acessibilidade e de valor — para conseguir manter-se focado até encontrar uma opção assertiva. “O mundo está cada vez mais dinâmico, e nossas decisões precisam acompanhar. Foi-se o tempo em que a compra do imóvel era embasada em um ou dois fatores. Para entender sua necessidade, é necessário projetar o seu futuro”, afirma o especialista.

4 - Não saber explorar as opções disponíveis no mercado

A ilusão dos decorados ou das boas apresentações encanta muita gente. Entretanto, o leque de procura deve ser grande para encontrar as melhores oportunidades. Além disso, o especialista indica que, após afunilar as opções, o comprador visite o local em horários diferentes para se atentar a detalhes como incidência do sol, barulho da região, entre outros. “É comum o comprador se apaixonar nas primeiras visitas, devido à expectativa de comprar logo — mas a pressa é inimiga da perfeição. Quanto mais opções visitar, maior a chance de encontrar o lugar ideal”, ratifica Baruk.

5 - Não saber negociar

No meio dos imóveis, a negociação é a base de qualquer transação. Muita coisa é negociável e o cliente pode — e deve — usar isso a seu favor. Existem algumas formas de oferecer uma entrada ou de negociar os prazos para pagamento, e o cliente não sabe valorizar o valor de entrada ou seu fundo de garantia. “Um valor de entrada considerado baixo pelo comprador pode ter muita relevância na hora da negociação. É importante que, mesmo com a pressão dos vendedores, o comprador tenha calma para não fazer um mau negócio”, finaliza Magno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação