Energia

Privatização da Eletrobras: saiba como votaram os ministros do TCU

Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) formou maioria nesta quarta-feira (18) para aprovar a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, proposto pelo governo federal

Michelle Portela
postado em 18/05/2022 20:31
 (crédito:  Leopoldo Silva/Agência Senado)
(crédito: Leopoldo Silva/Agência Senado)

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por 7 a 1 a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, proposto pelo governo federal, nesta quarta-feira (18). Agora, a companhia deverá realizar o processo de capitalização de ações da empresa até agosto desse ano. 

De acordo com Gilberto Gomes, advogado sócio do Piquet, Magaldi e Guedes Advogados, o julgamento desta quarta-feira serviu para o ministro Vital do Rêgo questionar uma série de fatores que poderiam prejudicar a aprovação da capitalização da Eletrobras da forma como proposto pelo governo.

"Entretanto, mostrou-se posição vencida, tendo o restante do plenário decidido pela aprovação da capitalização, com uma série de alterações e correções menores indicadas pelo voto do ministro relator Aroldo Cedraz", avalia Gomes.

Agora o processo de desestatização volta para o órgão concedente, cabendo ao governo federal se atentar às alterações determinadas e sugeridas pelo TCU. Na sequência, o procedimento de capitalização já pode ser disparado. "Questões referentes à desestatização somente voltariam ao TCU por provocação de terceiros em representações e denúncias", ressalta o advogado. 

Durante a sessão, os ministros votaram da seguinte maneira: 

Aroldo Cedraz, relator do processo — Votou favoravelmentel à continuidade da privatização da empresa, mas determinou ao governo que revise o cálculo para definição do preço mínimo por ação a ser ofertada ao mercado. Tais informações são sigilosas.

Vital do Rêgo, autor do pedido de vista — Apresentou voto contrário à continuidade da privatização da empresa e pediu a suspensão da análise. Rêgo disse que o governo subavaliou o valor de mercado da Eletrobras, ao não considerar uma venda futura de potência das usinas, entre outros fatores; sugeriu omissões financeiras para pagar eventuais derrotas em processos judiciais. 

Jorge Oliveira — Acompanhou o voto de Cedraz, com alguns ajustes, como a manutenção da cláusula que dificulta a possibilidade de o governo reestatizar a Eletrobras no futuro. 

Walton Alencar Rodrigues — Acompanhou voto de Oliveira. Não leu seu voto em plenário.

Benjamin Zymler — Votou por aprovar o prosseguimento da privatização e rebateu as supostas ilegalidades no processo citadas por Rêgo.

Bruno Dantas — Votou por acompanhar o voto de Cedraz, com os ajustes propostos pelo ministro Jorge Oliveira.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação