Pode faltar diesel, diz FUP

Correio Braziliense
postado em 25/05/2022 00:01
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) emitiu nota, na tarde de ontem, para alertar que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no início do segundo semestre deste ano, em função da prevista escassez de oferta no mercado internacional e do baixo nível dos estoques mundiais.

"Apesar de ser autossuficiente na produção de petróleo, o Brasil importa atualmente cerca de 25% de suas necessidades de diesel no mercado interno, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), devido à baixa utilização das refinarias brasileiras e a não conclusão de obras importantes no setor", afirma o comunicado da FUP.

De acordo com a entidade, a demanda brasileira pelo produto tende a crescer a partir de junho e julho próximos "com a colheita da safra agrícola, a maior circulação de caminhões e a esperada retomada do consumo no período pós pandemia da covid 19".

Para os petroleiros, a dependência pelo produto importado revela o equívoco da política do governo Bolsonaro que não criou novas refinarias, reduziu investimentos no setor do refino e decidiu vender unidades da Petrobrás. A FUP destaca que o fornecimento de diesel tornou-se tema de grave preocupação desde que as sanções contra a Rússia alteraram o comércio de combustível.

"A Índia está produzindo diesel com petróleo russo e exportando para a Ásia e o Brasil. Porém, grande parte do diesel importado pelo Brasil, cerca de 80%, é fornecido pelos Estados Unidos, que estão mandando muito produto para a Europa. Há possibilidade real de faltar diesel no mercado brasileiro ou de o preço desse combustível explodir no país", ressalta o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar. Ele criticou, ainda, a troca de comando na Petrobras, que claissificou como "um movimento eleitoreiro e desesperado do presidente Jair Bolsonaro, para tentar se descolar da escalada de reajustes dos combustíveis".

Caminhoneiros

Principal segmento afetado pelos altos preços do óleo diesel, os caminhoneiros voltaram a subir o tom contra o governo e ventilam a possibilidade de uma paralisação, caso a situação dos preços dos combustíveis não seja resolvida. Em vídeo divulgado na quarta-feira, e em nota, ontem, Wallace Landim, o Chorão, um dos principais líderes da categoria, cobrou uma atitude de Bolsonaro, que foi apoiado pelos caminhoneiros na campanha de 2018.

"Exigimos transparência com relação ao estoque de diesel para o mercado interno. O novo presidente da Petrobras precisa dizer para a categoria se os preços vão parar de subir e se existe risco de desabastecimento", disse Chorão.

"Ou o senhor chama a responsabilidade, chama o conselho administrativo da Petrobras, chama o Ministério da Economia, quem o senhor quiser. Porque, senão, esse país vai parar novamente. A categoria já está parando por não ter condições de rodar, a classe pobre não tem condições de comer. Chame a responsabilidade, porque senão esse país vai estar parado e a responsabilidade é sua", declarou Chorão, no vídeo. (MP)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags