imposto de renda

Dicas para o servidor declarar o Funpresp

Bolsonaro critica percentual obtido em pesquisa do Datafolha, pelo qual poderia ser derrotado por Lula no primeiro turno

Fernanda Strickland
postado em 29/05/2022 00:01

Muitos servidores estão tendo dificuldades para lançar na declaração de imposto de renda as contribuições ao Funpresp, a entidade de previdência complementar exclusiva do funcionalismo federal dos poderes Executivo e Legislativo. O governo federal reabriu o prazo para servidores optarem pelo novo regime previdenciário até 30 de novembro de 2022. A medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira e vale apenas para aqueles que ingressaram até 2013.

Francisco Peroni, diretor da Seteco Consultoria Contábil, explicou que o valor que o servidor aporta mensalmente no Funpresp consta no informe de rendimentos fornecido pelo órgão em que trabalha. "Os valores a serem declarados à Receita estão informados no campo 3 — contribuição à entidade de previdência complementar — desse documento", disse. "Caso o servidor tenha feito contribuição facultativa, o informe específico desses valores deve ser obtido na página da Funpresp na internet", complementou.

Segundo Peroni, os valores das contribuições devem ser informados no campo "Pagamentos efetuados", sob o código 37 — Contribuições para as entidades de previdência complementar fechadas de natureza pública. De acordo com a Receita Federal, em "Valor Pago" deve ser informado o total dos aportes feitos no ano passado. "Os valores da contribuição à previdência oficial devem ser inseridos na tela onde são incluídos os Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica", explica a autoridade tributrária.

Abatimentos

Com o prazo para a entrega da declaração de renda se aproximando do final, o Correio trouxe orientações sobre as contribuições referentes aos planos de previdência privada. Por lei, é possível abater até 12% da receita bruta em alguns casos, como o do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Nas prestações de contas, também entram as contribuições feitas aos formatos PGBL e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), bem como os rendimentos recebidos da previdência privada, que, a depender da modalidade, contam com vantagens tributárias significativas.

Nos PGBL, a dedução pode chegar a 12%. Para ter acesso, deve-se optar pelo modelo completo da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), em que o próprio programa calcula a renda permitida para a dedução. Segundo o superintendente executivo da Bradesco Vida e Previdência, Marcelo Rossetti, a lógica que sustenta essa tributação é que, enquanto a pessoa estiver acumulando recursos para a aposentadoria, não precisa pagar Imposto de Renda (IR) sobre esse estoque.

No caso dos resgates ou recebimento de benefícios, o imposto incide sobre todo o valor resgatado. Por isso, deve ser informado com o tipo de tributação, conforme explica Rossetti.

"Por exemplo: caso o plano tenha uma tributação progressiva, deve ser declarado na ficha Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica. Se for regressiva, informe em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva", disse.

O VGBL, por outro lado, não permite o abatimento. Portanto, não é necessário informá-lo no documento, de acordo com o especialista. "Entretanto, o contribuinte deve ficar atento para esclarecer o produto contratado e os saldos acumulados no plano, na ficha de Bens e Direitos, sob o 'Código 97 VGBL', referente aos valores históricos das aplicações do segurado. Você informa em 'pagamentos efetuados'. Quando for lançada a informação e inserir o código correto, vai transferir para resumo e vai reduzir o imposto a pagar", esclareceu o Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador Adriano Marrocos.

Regime tributário

Vale lembrar que os planos podem estar incluídos em duas diferentes vertentes de regime tributário: progressivo ou regressivo. Rosseti esclarece que, no caso de resgate, serão deduzidos, na fonte, 15% de IR a título de antecipação. Aqui, a declaração deve ser feita na ficha de "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica".

A alternativa pelo regressivo ao contratar o plano de previdência privada é definitiva, e o imposto pago no resgate ou no recebimento é sempre descontado na fonte — segundo o Bradesco Seguros. A instituição destaca, ainda, que a alíquota, nesse caso, pode chegar a 10% a partir do 11º ano de contribuição. Quem fizer a opção deve notificar os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva sob o Código 06, no campo "Rendimentos de aplicações financeiras".

O especialista da Bradesco Vida e Previdência salienta, também, que os que utilizam o investimento para complementar a renda ou para resgatar quantias regularmente, precisam ficar atentos. Devem informar os valores recebidos como forma de rendimento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags