PESQUISA

Maioria não sabe quando usar FGTS

Pelo menos 33% dos trabalhadores ouvidos em pesquisa do Serasa não sabem em que condições podem utilizar o dinheiro da poupança compulsória de quem trabalha com carteira assinada

Michelle Portela
postado em 08/06/2022 00:01 / atualizado em 09/06/2022 14:20
 (crédito: pacifico)
(crédito: pacifico)

Apesar de 92% dos trabalhadores afirmarem conhecer o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo menos 33% deles não sabem em que condições podem utilizar o dinheiro da poupança compulsória de quem trabalha com carteira assinada. Os dados são da pesquisa do Instituto Opinion Box, encomendada por Serasa e Banco Pan, divulgada ontem.

Quando se trata de realizar sonhos, 45% dos trabalhadores querem usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar a casa própria, enquanto outros 33% prefeririam utilizar o dinheiro para abrir um negócio, 20% cuidariam da saúde, 17% fariam uma viagem internacional e 10% limpariam o nome.

Realizada para identificar o que os trabalhadores sabem sobre o FGTS e como pensam em utilizá-lo, a pesquisa revela ainda que apenas 17% defendem utilizar o recurso do FGTS para pagar dívidas. Para isso, foram entrevistadas 2.132 pessoas entre 12 e 22 de abril, de forma remota.

Os entrevistados também opinaram sobre os rendimentos do FGTS, de 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR). Ao menos 43% dos entrevistados afirmam que o FGTS é péssimo, uma vez que há produtos com maior rentabilidade. Porém, 39% consideram um investimento seguro. Cerca de 33% só pretendem sacar em caso de extrema necessidade.

Os recursos do FGTS podem ser utilizados para fins específicos, como a compra da casa própria, ou por meio de liberações autorizadas pelo governo federal. Em 2022, além do saque do fundo ter sido liberado para atingidos por calamidades, a Caixa liberou o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS.

Caixa

Por meio de nota, a Caixa afirma que disponibiliza as informações sobre o FGTS de forma extensiva por meio de seus canais oficiais, tais como o App FGTS, disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos, site da Caixa, site do FGTS, o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 nas demais regiões.

Quanto à consulta ao saldo do FGTS, a Caixa informa que pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS, pelo Internet Banking Caixa, para clientes do banco, ou em uma das 4.300 agências do banco espalhadas pelo país.

"Com relação às divulgações à imprensa, o banco mantém os veículos de comunicação constantemente informados sobre os temas relacionados ao FGTS. Somente com relação à possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para a aquisição de ações da Eletrobrás, foram publicadas 788 reportagens nos principais veículos de comunicação nacionais e regionais em um período de 48 horas (dias 02 e 03/06), que tiveram por base os releases divulgados pela CAIXA à imprensa", diz a nota.

A Caixa diz, ainda, que publicou, desde a primeira quinzena de abril diversas peças em suas redes sociais informando as condições para o Saque Extraordinário do FGTS e como seria realizado o pagamento, bem como calendário relativo ao programa. 

"Nesse período também foram feitas postagens sobre liberação do Saque Calamidade do FGTS para regiões onde houve decreto de calamidade pública e sobre o uso do FGTS para compra da casa própria, entre outros temas, para um público de cerca de 7 milhões de seguidores apenas no Facebook e Instagram", explica o banco.

 

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags