concursos

Senado adianta processo seletivo

Jéssica Andrade
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

O aguardado concurso para o Senado Federal teve um novo andamento importante. O aviso de chamamento público para que as empresas interessadas em organizar o certame possam apresentar propostas foi publicado ontem no Diário Oficial da União.

Com isso, as bancas já podem enviar a documentação necessária. O prazo para o envio das propostas é de 12 dias, segundo o documento. Após a escolha da banca organizadora, o edital se torna iminente e deve ter data da publicação divulgada.

Ao todo, o documento autoriza a oferta de 19 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para os seguintes cargos: advogado (1); consultor legislativo — áreas de assessoramento em orçamentos (1) e assessoramento legislativo (1); analista legislativo — 10 vagas, nas áreas de administração, arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, informática legislativa, processo legislativo, registro e redação parlamentar, engenharia do trabalho, engenharia eletrônica e telecomunicações; e técnico legislativo — especialidade policial legislativo (6 vagas).

Em 2019, o Senado foi autorizado a realizar concurso com 40 vagas de nível médio e superior. Em agosto de 2020, porém, o certame foi adiado por conta do covid-19. Foi então publicada, pelo então presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), uma portaria que desfez a comissão interna responsável pela seleção, mas não revogou a realização do concurso em si.

O último certame do Senado ocorreu em 2012 e ofereceu chances para técnico, consultor e analista. Foram 246 oportunidades de níveis médio e superior. A concorrência geral foi de 642 candidatos por vaga. O posto que registrou o maior número de cadastros foi o de analista legislativo, com mais de 63 mil concorrentes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags