Restituições do IR: novo lote sai dia 30

Raphael Pati*
postado em 24/06/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Receita Federal liberou, ontem, a consulta do segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2022. Mais de 4,25 milhões de pessoas receberão o crédito bancário na próxima quinta-feira, 30 de junho. O valor total das restituições é de R$ 6,3 bilhões.

Para saber se está contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal) e clicar no campo "Meu imposto de Renda".

Ao entrar na página, o interessado deve selecionar a opção "Consultar a restituição", que está na lista de serviços. Então, é só clicar no botão "Iniciar", que aparecerá no canto direito da tela, e seguir o passo a passo que a plataforma indicar.

A consulta também pode ser feita através do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponibilizado pela Receita Federal para tablets e smartphones dos sistemas Android e iOS.

Também é possível consultar no site e no aplicativo eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição — como a inclusão na malha fina. Se uma ou mais inconsistências forem encontradas na declaração, basta apenas enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada na Declaração do IRPF. Caso, por algum motivo, o crédito não seja realizado — como no caso de conta informada desativada — os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda neste ano se encerrou no dia 31 de maio. No mesmo dia, houve o pagamento do primeiro lote de restituições. De acordo com o cronograma oficial divulgado pela Receita Federal, o terceiro lote está previsto para 29 de julho. (Com Agência Brasil)

* Estagiário sob a supervisão
de Odail Figueiredo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags