Energia

Aneel realiza leilão de transmissão em 13 estados na próxima quinta-feira

Leilão prevê até R$ 15,3 bilhões em investimentos e está previsto para acontecer nesta quinta-feira (30/6), às 10h (de Brasília), na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo

Michelle Portela
postado em 28/06/2022 12:35
 (crédito: Carlos Silva/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Silva/CB/D.A Press)

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agendou, para a próxima quinta-feira (30/6), o leilão de transmissão de energia em 13 estados. O leilão será às 10h (de Brasília), na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

O edital prevê a construção, operação e manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 megavolt-amperes (MVA) em capacidade de transformação de subestações. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rondônia.

O leilão será dividido em 13 lotes, com investimentos previstos da ordem de R$ 15,3 bilhões. A expectativa é de que, com eles, haja geração de 31.697 empregos direto e que as linhas estejam concluídas para entrar em operação no prazo de 42 a 60 meses, a partir da assinatura dos respectivos contratos de concessão.

Lance

O lances serão baseados na Receita Anual Permitida (RAP), assim, os proponentes deverão depositar à Aneel uma garantia de proposta no valor de 1% do investimento estimado, com prazo de validade igual ou superior a 120 dias após o leilão e renovável por mais 60 dias.

No momento do leilão, quando houver mais de um lance, vencerá aquele que propuser o menor valor anual de receita.

Já para garantir a assinatura do contrato de concessão, o proponente vencedor deverá substituir a garantia anterior por uma correspondente a 5%, 7,5% ou 10% do valor do investimento previsto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação