Pequenas empresas

Campanha para renegociar dívidas

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançou ontem a Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas. A ação é uma parceria com instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, e acontecerá durante um mês. O objetivo é apoiar pequenos negócios que têm parcelas atrasadas de empréstimos. A expectativa é de beneficiar 14 mil empresários.

De acordo com o Sebrae, 59% dos pequenos negócios têm mais de um terço dos custos mensais comprometidos com pagamento de empréstimos. Entre as MPEs, o número é de 48%, e, no caso dos MÉIS, sobe para 67%.

"Esse programa vem num momento em que a inadimplência do Fampe (Fundo de Aval do Sebrae) está controlada, então a intenção não é frear a inadimplência, é manter a adimplência. É para favorecer o fluxo de caixa dessas empresas, que estão com muito do faturamento comprometido com o pagamento de dividas", explicou Caetano Minchillo, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

A inadimplência no Fampe está em 3,5%, abaixo do mercado geral (4,5%). Minchillo ressaltou a importância do programa de Crédito Assistido, oferecido pelo Sebrae, que avalia e acompanha as condições de cada empreendimento. "A consultoria financeira é capaz de avaliar o que é melhor para o negócio, incluindo campanhas como essa, que permitem alongar o tempo de pagamento das parcelas, sem aumentar muito a taxa de juros."

Nas próximas semanas, serão ministradas palestras para incentivar o crédito consciente e garantir a educação financeira dos empresários. É possível conferir os eventos pelo canal oficial do Sebrae no YouTube.

* Estagiária sob a supervisão
de Odail Figueiredo