Cidades inteligentes

Correio Braziliense
postado em 02/07/2022 00:01

A nova tecnologia de conexão rápida permitirá o desenvolvimento de "cidades inteligentes" — aquelas que evitarão o desperdício de recursos e tornarão a produção de serviços públicos mais eficiente. Sistemas de iluminação pública de lâmpadas LED que farão monitoramento do ambiente, por exemplo, permitirão um ganho de eficiência energética de até 90%. Sensores farão o monitoramento de pedestres e veículos, temperatura, luz ambiente e grau de poluição do ar.

Os sensores acoplados às luminárias poderão, ainda, contribuir para a fiscalização de trânsito, como pelo reconhecimento facial. Os motoristas poderão obter informações sobre vagas de estacionamento disponíveis, poupando tempo e reduzindo as emissões de poluentes dos veículos. Porém, entre os mais aguardados itens viabilizados pelo 5G está a operação de veículos autônomos, ou seja, capazes de transportar pessoas ou bens sem o suporte de um condutor humano.

"A expectativa é que, com essa tecnologia, as pessoas poderão se dedicar com segurança a outras atividades durante o percurso, otimizando o tempo e reduzindo o estresse do trânsito, além do potencial de diminuição na taxa de acidentes e emissão de poluentes", avaliam os especialistas da CNI.

Saneamento

O saneamento básico também poderá ser modernizado com a instalação de sensores com conexão 5G nas tubulações de água e esgoto para identificar anomalias na na qualidade do serviço. Além de detectar vazamentos e necessidades de reparo na infraestrutura, a medida reduziria o desperdício e os riscos de contaminação ao meio ambiente.

Tais sensores poderão identificar o vazamentos e falhas na tubulação, enquanto o envio de feedback ao residente (via aplicativo, e-mail ou SMS) tem o potencial de elevar a conscientização sobre o uso da água e reduzir o consumo em até 15%.

"E há uma dupla dimensão da redução dos desperdícios: o 5G também possibilita uma economia de 50% no consumo de bateria dos sensores, o que amplia o tempo de vida e reduz custos operacionais dos sistemas de distribuição de água. Uma conexão ampla entre as tecnologias de monitoramento de tubulações, via 5G, pode diminuir em mais de 10% os custos com energia elétrica das concessionárias de água", diz o documento da CNI.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.