Serviços e alimentação lideram lista de opções

Correio Braziliense
postado em 04/07/2022 00:01

Os segmentos que concentram o maior número de microfranquias são o de serviços e outros negócios (27,4%); o de alimentação (16,2%); e o de saúde, beleza e bem-estar (15,5%). A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou uma lista com as 10 maiores microfranquias por número de unidades.

A rede Pit Stop Skol manteve a liderança no levantamento, com 1.880 unidades em operação, seguida pela Prudential, com 1.646 unidades.

A Prudential é a maior seguradora independente no segmento de pessoas, com cerca de 25% de market share, e tem uma carteira de mais de 3,1 milhões de vidas. Com cerca de 1,6 mil corretoras franqueadas em operação no país, a projeção da companhia para os próximos cinco anos é alcançar mais de três mil. O investimento inicial é a partir de R$ 45 mil, sendo R$ 30 mil para a taxa inicial da microfranquia e R$ 15 mil para emergências.

Retorno

Em comparação com outros modelos, as microfranquias apresentam prazo de retorno menor, que varia de sete a 16 meses, além de investimento que gira entre R$ 43 mil e R$ 55 mil.

Existem microfranquias de todos os tipos. A Omie, da área de tecnologia, comercializa softwares de gestão. Ela conta com um modelo home-based pensado para atuar em cidades menores, com investimento inicial de R$ 14 mil e faturamento médio anual de R$ 180 mil. O modelo é bastante acessível, com investimento menor, mais enxuto e flexível, já que os franqueados podem trabalhar remotamente e não precisam necessariamente montar equipes, além do retorno financeiro mais rápido.

A Happy é a maior hub (empresa integradora) de Educação no Brasil. A metodologia é diferenciada, com aulas para crianças e adolescentes, com programação de educação financeira, oratória e tecnológica. A Happy já conta com 58 unidades, inclusive na Europa. A Smart possui taxa de franquia de R$ 59 mil e exige investimento inicial de R$ 176 mil, com faturamento médio estimado de R$ 60 mil na fase madura do empreendimento.

Já a UpVet, é uma farmácia de manipulação no segmento Pet. A rede atingiu um faturamento de R$ 22 milhões, em 2021. A marca possui dois modelos de franquia: a de Farmácia e a UpVet Store (modelo itinerante que pode ser deslocada de um lugar para outro, como um quiosque de shopping. A partir de R$ 70 mil, o investidor pode começar um negócio com modelo estilo nômade. A UpVet possui 32 unidades espalhadas pelo Brasil, e tem o know how em manipulação veterinária nos setores alopático e homeopático com cinco segmentos bem definidos (cães, gatos, aves, cavalos e zoo).

Há também microfranquias com investimentos baixíssimos, como a ConstruConnect, que é uma rede de tecnologia que permite mapear obras futuras ou em andamento, e enviar informações para fornecedores de materiais de construção civil que queiram vender seus produtos. O investimento inicial é a partir de R$ 2 mil. O valor inclui taxa de franquia e capital de giro. O retorno do investimento é estimado em até três meses. (FS)

 

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