Inflação

Previsão do IPCA de 2022 cai de 8,27% para 7,96%, segundo boletim Focus

Mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia brasileira neste ano foi revisada de 1,20% para 1,51%

Rafaela Gonçalves
postado em 08/07/2022 10:22 / atualizado em 08/07/2022 21:04
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os analistas de mercado revisaram para baixo as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2022. Segundo o boletim Focus, divulgado nesta sexta-feira (8/7) pelo Banco Central (BC), o indicador que mede a inflação oficial deve terminar o ano com alta de 7,96%. A última projeção, do início de maio, era de elevação de 8,27% no custo de vida.

As projeções para o crescimento da economia brasileira em 2022 subiram para 1,51%, ante a mediana do Produto Interno Bruto (PIB) que era de 1,20% no último relatório.

Após nove semanas sem divulgação devido à greve dos servidores da autoridade monetária, o BC voltou a publicar o boletim de periodicidade semanal.

Mesmo com a redução, a estimativa para a inflação deste ano continua muito acima do teto da meta deste ano (de 5,0%), configurando o segundo ano consecutivo de rompimento do mandato principal do BC.

Para 2023, a previsão da inflação oficial do país é de 5,01% até o fim do ano. Já para o PIB, o mercado prevê crescimento de 0,50% no próximo ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação