Exportações

ApexBrasil seleciona empresa executora ao PEIEX até 25 de julho

Distrito Federal já teve três núcleos operacionais do PEIEX, tendo qualificado 462 empresas, sendo 100 pelo Núcleo à distância, piloto realizado pela Coordenação da Qualificação.

Michelle Portela
postado em 08/07/2022 12:11 / atualizado em 08/07/2022 17:29
 (crédito: Sérgio Castro/Estadão conteúdo)
(crédito: Sérgio Castro/Estadão conteúdo)

Termina no próximo dia 25 de julho o prazo para que empresas interessadas em atuar como empresa conveniada para executar o Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Distrito Federal. O Distrito Federal já teve três núcleos operacionais do PEIEX, tendo qualificado 462 empresas, sendo 100 pelo Núcleo à distância, piloto realizado pela Coordenação da Qualificação.

Veja o edital aqui

O PEIEX é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e por entidades parceiras. Lançado em 2004 pelo extinto Ministério de Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e incorporado, em 2008, para ser um programa da ApexBrasil, o programa já qualificou 25 mil empresas em todo o país.

Atualmente, o programa cobre todas as regiões do Brasil, está presente em 14 estados e em mais de 25 cidades: Macapá, Belém, Manaus, Boa Vista, Natal, Maceió, Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Luis Eduardo Magalhaes, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Aracaju, Cuiabá, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Varginha, Campinas, São Paulo, Goiânia, Cuiabá, Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Itajaí, Joinville.

No DF, este é o quarto ciclo do programa. O Núcleo Operacional do PEIEX no DF terá abrangência de atuação em toda a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), com atendimento presencial.

A Coordenadora de Qualificação da ApexBrasil, Rita Albuquerque, tira dúvidas nesta reta final de inscrições:

Qual a chamada do edital aberto?
A ApexBrasil está selecionando instituição para ser sua convenente (instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundação de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras) na execução do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX Distrito Federal. Apenas após a assinatura do convênio é que as empresas de Brasília poderão se inscrever para participar da qualificação. A previsão é que a qualificação das empresas se inicie no primeiro semestre de 2023 e, até o final do convênio, qualificarmos 125 empresas.

Qual o calendário das atividades?
O chamamento que visa encontrar uma entidade para executar o Programa de Qualificação para Exportação em localidades do Distrito Federal está aberto até 11 de julho. Após essa data se inicia a fase de análise das propostas. A previsão é de se ter a instituição selecionada em setembro/22, o início de operação do Núcleo PEIEX Brasília em novembro/22 e o início da qualificação das empresas no primeiro semestre/2023. O convênio entre a ApexBrasil e a instituição que for selecionada terá a duração de 30 meses.

Quais os objetivos para a agência a ser contratada e metas a serem atingidas ao final da capacitação das empresas?
O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação, uma iniciativa da ApexBrasil que prepara empresas para iniciar essa exportação de forma planejada e segura, seja de produtos ou serviços. É um programa gratuito que é oferecido para empresas brasileiras de todos os setores e todos os portes com potencial para exportação. A qualificação é individualizada e aborda todas as etapas do processo de exportação. O programa é operacionalizado através de núcleos e polos espalhados por todo o Brasil. Cada núcleo é formado por uma equipe com coordenador, monitor, técnicos e apoios técnicos, que atendem de forma personalizada empresas de bens e serviços com potencial de exportação. A equipe técnica do núcleo é formada por profissionais das áreas de comércio exterior, administração ou relações internacionais, que são treinados na metodologia e materiais desenvolvidos pela ApexBrasil. Cada empresa leva em média 4 meses para ser atendida e ao final recebe um plano de exportação de um produto ou serviço para um mercado.

E quem pode executar o PEIEX?
O PEIEX pode ser executado por instituições públicas ou privadas, que atendam os requisitos delineados no edital de chamamento público, específicos para cada região. Podem ser Instituições de Ensino, Fundações de Amparo à Pesquisa, Parques Tecnológicos, Federações de Indústria, entre outros. Em regra geral, a instituição interessada em executar o PEIEX deverá ter capacidade para contratar a equipe de atendimento: o monitor, os técnicos e os apoios técnicos, na modalidade de “bolsista” ou de “Pessoa Jurídica”. Além de capacidade administrativa-operacional para execução do programa durante um período de 30 meses. Executar o PEIEX é uma ótima oportunidade para a instituição estar mais próxima do empresariado, ofertando um serviço que visa fomentar a geração de negócios e empregos no Brasil, também aumentando sua competitividade através da exportação. Como eu disse, a instituição terá como meta atender a 125 empresas ao longo do convênio.


O recurso financeiro especificado é destinado à Agência ou a projetos?
A ApexBrasil e a instituição selecionada deverão investir conjuntamente no programa, em uma proporção de 70% de recursos da ApexBrasil e 30% de recursos da instituição. Os recursos destinam-se a contratação dos profissionais e infraestrutura para o treinamento das 125 empresas. O programa aqui no DF terá um Núcleo em Brasília abrangência de atuação em toda a RIDE (Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno). As empresas que ficarem dentro do raio de atendimento de 100 km do Núcleo poderão optar pelo atendimento presencial ou a distância. Para aquelas além do raio de 100 km há a possibilidade de atendimento remoto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação