Artesanato

Peças confeccionadas com couro de tilápia em Pernambuco encantam Paris

Peças confeccionadas com couro de tilápia, no interior do estado, serão destaque em desfiles em Paris, capital mundial da moda

Rafaela Gonçalves
postado em 24/07/2022 06:00
 (crédito: Rafael Furtado/Divulgação)
(crédito: Rafael Furtado/Divulgação)

Duas sertanejas de Petrolândia, Maria de Fátima Barbosa de Belém e Gilmara Dias, vão representar a Associação Café com Arte na França, levando doze pares de sapatos feitos de couro de tilápia do Sertão de Itaparica, em Pernambuco, diretamente para as passarelas de Paris, a capital mundial da moda. Os modelos exclusivos vão dividir espaço com dois desfiles de alta costura de estilistas internacionais e com uma grife de perfumes, no hotel Four George V, em outubro.

Tudo começou quando a artesã Maria de Fátima, 64 anos, carinhosamente conhecida na região por Fafá, percebeu a quantidade de couro de tilápia que era tirado dos peixes no mercado público e jogado no lixo. "Isso me entristeceu muito, porque quando eu vi, achei que ali daria um produto. Então tive a ideia de transformar a pele de tilápia em couro para realizar um sonho da população da nossa cidade: ter um produto próprio, devido aos criatórios de tilápia e o lago do Rio São Francisco, que passam na nossa porta", contou.

A artesã percorreu um longo caminho até o início da produção. A ideia foi levada ao então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, que deu o primeiro incentivo ao projeto. Mas só em 2019 o programa Valorizando a Pele ganhou impulso, com ajuda da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado (Seteq-PE), que ofereceu apoio às artesãs na produção e comercialização dos produtos. O programa beneficiou, também, os municípios de Floresta e Tacaratu, mas a Associação Café com Arte, de Petrolândia, comandada por Fafá, se destacou.

As artesãs receberam qualificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que intermediou o contato com consultores para levar a arte do sertão para o exterior. Os produtos começaram a ganhar visibilidade com a comercialização local. Artistas brasileiros começaram a usar e, a partir daí, as peças se tornaram cobiçadas e chamaram atenção no mercado internacional. "Isso nunca foi um pensamento, isso nunca foi um sonho. Sonhei com muita coisa, menos ir à Paris", contou Fafá, que disse estar ansiosa para a viagem.

Os itens do desfile são confeccionados especialmente de couro de tilápia. Os produtos pernambucanos chegarão à França pelas mãos da curadora Diva Pavesi, franco-brasileira que preside a Divine Académie des Arts Lettres et Culture, que tem por objetivo condecorar grandes personalidades das artes, ciências, letras e cultura. Ela passou vários dias com as artesãs, apresentando as tendências da moda francesa, que estão em alta no mercado parisiense.

"A Fafá já é reconhecida e respeitada por construir suas próprias peças. Mas no caso de Paris, capital das artes e da moda, é necessário elaborar uma coleção capsular e totalmente voltada ao mercado europeu", contou Diva. O projeto contará com a ajuda do designer Cláudio Costa, também do Sertão de Itaparica. As modelos que vão usar os produtos ainda não foram escolhidas.

A caminho da exportação

Pioneira no uso da matéria-prima, Fafá contou que, por meio do beneficiamento do couro da tilápia e outros tipos de couro, como o de cabra e boi, a Associação Café com Arte tem produzido diversas peças, como sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, mochilas, cintos, chaveiros e bijuterias. Em vez de incinerar o material, os piscicultores armazenam as peles para doar às artesãs. A matéria prima passa pelos processos de curtimento, pigmentação, design, modelagem, corte e costura, até ganharem forma.

O objetivo, segundo a idealizadora, é futuramente exportar os produtos em larga escala. "A expectativa de levar os nossos trabalhos é grande. Nós vamos para a Cidade Luz! O produto foi muito valorizado e aprovado lá. Sou muito grata por isso e espero que o nosso trabalho, do sertão de Itaparica, brilhe em vários lugares", disse.

O sonho de levar a cultura sertaneja para o mundo também é o desejo da curadora Diva Pavesi, que já planeja uma estratégia de marketing para os produtos pernambucanos. Além da presença no evento, a intenção é levar as peças artesanais para grandes feiras internacionais, como em Milão e Dubai. A eternização da cultura regional pernambucana em Paris será levar, no futuro, à exposição ao Carrousel Du Louvre.

Capacitação de mulheres

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, a região do sertão de Itaparica já foi palco de inundações, altos índices de suicídio, ócio e depressão. Ele destacou a importância da iniciativa que promoveu a qualificação das mulheres. "É um dos projetos que mais me emociona. Muitas sofriam de depressão e enfrentavam dificuldades dentro de casa. Hoje, elas têm sua própria renda e estão com a autoestima resgatada", disse o responsável pela pasta, que pretende conceder à Fafá o título de patrimônio imaterial vivo do município.

O gerente do Sebrae-PE, Henrique Malaquias, frisou a importância da parceria celebrada com o Estado e a comunidade. "A Secretaria acreditou no projeto, no nosso sonho e onde ele poderia chegar e, a partir do momento em que ele foi andando, que foi construindo e renovando para ciclos posteriores, ele demonstrou a sua força e sua capacidade de chegar que é Paris", celebrou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.