TURISMO

Com a retomada, turismo cresce mais que a média da economia nacional

Correio Talks discute a retomada econômica dos setores do comércio e do turismo em evento com a participação do ex-presidente da República Michel Temer e do vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e de especialistas

Henrique Lessa
postado em 03/08/2022 18:20 / atualizado em 03/08/2022 18:21
 (crédito: Turismo RJ/Divulgação )
(crédito: Turismo RJ/Divulgação )

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o agregado das atividades turísticas cresceu 50,2% no acumulado do ano. Já as receitas nominais tiveram um crescimento de 60,7% na comparação com os 12 meses anteriores. Atualmente, de acordo com os dados, o segmento do turismo encontra-se apenas 0,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Para debater as perspectivas do setor e responder essas e outras questões, o seminário Correio Talks dessa semana terá como tema: A nova fase do comércio e do turismo: mais empregos e mais renda.

Para a painelista do evento, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR e professora da UNB e da UFRN, Kerlei Eniele Sonaglio: "É preciso investir em cidades turísticas inteligentes e promover certificações ou premiações de elevado padrão ético e técnico, visando garantir a credibilidade nacional e internacional dos destinos turísticos."

Para Sonaglio, esses esforços devem beneficiar turistas, residentes e toda a cadeia de serviços do turismo com a dinamização econômica das localidades.

Realizado em modelo híbrido, o evento terá a participação do ex-presidente da República Michel Temer; do vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Bruno Dantas; do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, além de especialistas convidados.

O Correio Talks terá a mediação da colunista Denise Rothenburg e do editor de Política e Economia, Carlos Alexandre de Souza. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do jornal e começa às 15h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Confira a programação e os convidados confirmados até o momento para essa edição do Correio Talks — “A nova fase do comércio e do turismo: mais empregos e mais renda”.

 

Abertura


Ministro Dr. Bruno Dantas | Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)
José Roberto Tadros | Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) - Por vídeo.

 

Painel 1 – A tecnologia em benefício dos consumidores: a nova relação entre lojistas e clientes

William Guimarães Lima | Analista de Inovação da CNC – Via internet
Cristiano Santos | Gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE
Sílvio Laban | Professor e especialista em varejo do Insper – Via internet
Kerlei Eniele Sonaglio | Vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) e professora da UNB e UFRN

 

Painel 2 – O turismo como fonte de riqueza: emprego e renda

Sílvio Nascimento | Presidente da Embratur
Guilherme Merces | Diretor de Economia e Inovação da CNC – Via internet
Julio Hegedus | Economista Chefe da Mirae Asset
Rafaela Vitória | Economista-chefe e Head de Research do Banco Inter

 

Encerramento

Michel Temer | Ex-presidente da República – Via internet

O auditório do Correio, onde acontecerá o evento, seguirá todas as normas e orientações do Ministério da Saúde, com a capacidade de convidados reduzida, visando a garantir a segurança de todos os envolvidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação