TELEFONIA

Highline vence leilão de torres da Oi sem concorrência; valor é R$ de 1,6 bi

Venceu única proposta vinculante, da NK 108 Empreendimentos e Participações S.A (Highline), que estabeleceu o preço mínimo para a licitação

Michelle Portela
postado em 22/08/2022 17:19 / atualizado em 23/08/2022 13:21
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Com a única proposta vinculante no certame, a NK 108 Empreendimentos e Participações S.A (Highline) venceu o leilão de oito mil torres da Oi, operadora que saiu do mercado de telefonia móvel, ao preço mínimo de R$ 1,697 bilhão. O pregão foi realizado na 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (22/8). 

A proposta vinculante estabelecia o lance mínimo a ser dado pelo pacote de ativos. 

O leilão ocorreu na Vara Empresarial onde tramita o processo de recuperação judicial da Oi. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fora do processo nesta fase. Na próxima etapa, caberá à agência inspecionar as torres em operação e que integram o grupo leiloado.

Rodrigo Abreu, CEO da OI, explica que a venda do lote de torres fixas para a Highline é um dos últimos eventos previstos antes do fim do processo de Recuperação Judicial da companhia, ao lado da formalização do processo de venda da base de assinantes DTH.

"Essa venda permite a injeção de novos recursos na Companhia, e traz ainda um potencial aporte adicional em 3 anos, com flexibilidade quanto ao uso e obrigações futuras das torres vendidas, em função da evolução da sua necessidade operacional. Todos esses movimentos são importantes para a continuidade do plano de transformação da Oi, que prevê o redirecionamento do nosso foco para os serviços de fibra ótica e soluções digitais para os segmentos consumidor, empresarial e corporativo, reinventando assim a Companhia para atender às novas necessidades do mercado e da visão de longo prazo da empresa", explica. 

Compradora

Vencedora do certame, a Highline informou que a aquisição inclui contratos, direitos, obrigações, licenças e demais equipamentos necessários à operação da infraestrutura. "Superar o leilão junto ao Juízo da Recuperação Judicial foi um passo importante, vamos trabalhar agora nas próximas etapas dessa transação. Nossa disposição em investir reforça nosso compromisso em colaborar com a modernização do mercado de telecomunicações e continuar oferecendo as melhores soluções para nossos clientes", afirma Fernando Viotti, CEO da Highline.

No entanto, ainda de acordo com o comunicado da empresa, o fechamento da aquisição ainda dependerá das aprovações da Anatel e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). “Visamos concluir o processo até o final do ano. Estamos numa fase de transição tecnológica para o 5G e esse movimento reafirma nosso plano de apoiar a expansão da cobertura móvel em um formato sustentável e responsável, tanto das grandes operadoras quanto dos provedores regionais”, acrescenta Luis Minoru Shibata, diretor de estratégia e novos negócios da Highline.

A Highline se apresenta como uma desenvolvedora independente de soluções de infraestrutura para as operadoras de telecomunicações, e tem como controlador a DigitalBridge, fundo americano de investimento em infraestrutura digital, com mais de U$ 40 bilhões de ativos sob sua gestão. Além disso, outros acionistas como a Alberta Investment Management Corporation (Aimco), Allianz e o International Financial Corporation (IFC).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação