ELEIÇÕES 2022

Livro debate desenvolvimento em várias frentes técnicas e ideológicas

Coletânea com análises de 27 autores, como economistas, engenheiros e cientistas políticos, publicada pela Fundação Astrojildo Pereira, tem lançamento virtual às 19h desta quinta-feira (25/8)

Rosana Hessel
postado em 23/08/2022 21:44
 (crédito: Divulgação/fFAP)
(crédito: Divulgação/fFAP)

Uma coletânea de análises de 27 autores para o desenvolvimento com inclusão social será lançada nesta quinta-feira (25/8), às 19h, pela Fundação Astrojildo Pereira (FPA), em evento virtual da entidade transmitido pelo YouTube e Facebook.

O livro “Retomada do Desenvolvimento - Reflexões econômicas para um modelo de crescimento com inclusão social”, com 356 páginas, tem como organizadores os economistas Benito Salomão, economista-chefe da Gladius Research, e José Luis Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UnB).

A ideia do livro começou no fim do ano passado, de acordo com Salomão, que idealizou a publicação. “O debate público sobre as eleições tem um foco nas pesquisas de opinião e não aborda os problemas reais do país. A ideia do livro foi reunir autores de diferentes áreas e frentes para abordar esses temas e apontar caminhos para o próximo presidente”, conta Salomão ao comentar sobre o livro ao Correio.

“Quis trazer de volta o desenvolvimento no Brasil para o centro da roda. Temos que pensar mais a longo prazo e esse é o ponto de vista que o livro aborda, tanto com autores ortodoxos, como eu, e heterodoxos, como o Oreiro, que foi co-organizador”, explica o economista. “Acho que o livro cumpre um papel para qualificar o debate sem estar vinculado a nenhuma candidatura”, acrescenta.

De acordo com Salomão, as análises do livro têm como objetivo propor uma agenda heterogênea para o país, buscando evitar se assimilar a uma bolha teórica ou acadêmica. Entre os autores, destacam-se economistas, juristas, cientistas políticos e engenheiros, escrevem sobre os capítulos Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Produtivo, Instituições, Macroeconomia e Setor Externo, Poítica Monetária, Política Fiscal e Emprego, Crescimento e Democracia.

“Nenhuma ideia foi cerceada, de qualquer autor. Todos os autores tiveram total liberdade para expressar seu pensamento de forma autônoma", escreveram os organizadores na apresentação.

Além de Salomão e Oreiro, entre os autores da obra destacam-se: o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF); o engenheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Abraham Sicsú; o especialista na área ambiental e engenheiro Benjamin Sicsú; o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antônio Corrêa Lacerda; o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale; o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; o coordenador do Núcleo de Política Econômica do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre); a diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), Vilma Pinto e a coordenadora do programa de pós-graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas, Camila do Carmo Hermida; e a professora de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Julia Braga.

O debate virtual terá a participação dos organizadores, Salomão e Oreiro, que vão discutir as propostas com Camila do Carmo Hermida, Julia Braga e Antônio Corrêa Lacerda. Os demais autores vão abordar suas análises durante o evento on-line.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação