Surpresa positiva em 2022

A economista-chefe e head de Research do Banco Inter, Rafaela Vitória, ressaltou, no Correio Talks, a retomada do comércio e do turismo, apesar da inflação de dois dígitos e do aperto monetário imposto pelo Banco Central.

"Isso mostra que existe um amadurecimento do mercado brasileiro para esse setor e perspectivas de, quando houver um alívio na taxa de juros, a gente deve ver uma melhora também", comentou.

"Nesses primeiros meses do ano, houve um crescimento acima do esperado. Ou seja, é um setor que vem performando bem, apesar dessa taxa de juros e dessa política monetária mais restritiva que vem sendo imposta pelo Banco Central", completou a economista.

Segundo Vitória, o turismo tem uma contribuição estratégica para o Produto Interno Bruto (PIB). "A gente tem hoje uma expectativa de crescimento do PIB de mais de 2% para 2022, e boa parte é puxada exatamente pelo setor de serviços", disse.

Vitória também ressaltou o aumento da geração de empregos no setor de serviços, como um todo, para este ano. Só no turismo, a CNC prevê, em 2022, um saldo de 258,1 mil novos empregos formais. Ela avaliou essa reação como uma "surpresa positiva". (Raphael Pati, estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza)