Mobilização

Entidades convocam ato nacional em defesa do piso da enfermagem

Entidades nacionais que compões o Fórum Nacional da Enfermagem convocam os profissionais da categoria a realizar atos de rua na próxima sexta-feira (9/9), em todas as capitais, das 11h às 14h, em defesa do piso salarial da categoria

Michelle Portela
postado em 05/09/2022 11:59 / atualizado em 05/09/2022 12:01
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

As entidades nacionais que compões o Fórum Nacional da Enfermagem convocaram os profissionais da categoria a realizar atos de rua na próxima sexta-feira (9/9), em todas as capitais, das 11h às 14h, em defesa do piso salarial da categoria. Neste domingo (4), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a lei que estabelece os novos valores a serem pagos a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras. 

A convocação para os atos ocorreu durante reunião extraordinária entre as entidades que compõem o fórum, após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 que visava inviabilizar a norma. A Lei n. 14.434/2022, que instituiu o piso salarial da profissão, foi suspensa por até 60 dias, prazo dado pelo ministro para que seja apresentado o estudo do impacto orçamentário para a implementação
da nova legislação nos serviços de saúde, públicos e privados.

No último dia 10 de agosto, a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e outras sete entidades, entre elas a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), pediram a suspensão da nova legislação para criar o piso de enfermeiros em R$ 4.750; 75% desse valor para técnicos de enfermagem e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras. 

Além da convocação do ato, as entidades que compõem o fórum defendem a promoção da reunião do grupo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de realizar mobilizações em redes sociais para discutir e pedir celeridade aos projetos que apontem fontes de financiamento para a saúde. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação