Trabalho

Antecedente de emprego sobe 1,5 ponto em setembro, aponta FGV/Ibre

Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), subiu para 83,8 pontos, atingindo o maior nível desde outubro do ano passado (87,1 pontos)

Rafaela Gonçalves
postado em 05/10/2022 10:48
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), subiu 1,5 ponto em setembro, para 83,8 pontos, atingindo o maior nível desde outubro do ano passado (87,1 pontos). Segundo os dados, divulgados nesta quarta-feira (5/10), em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,6 ponto, para 82,4 pontos.

Em setembro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para o resultado positivo do indicador, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que contribuíram com 0,9 e 0,4 ponto, e do indicador de Emprego Previsto de Serviços, que contribuiu com 0,4 ponto.

Cautela

Segundo o economista Rodolpho Tobler, do FGV/Ibre, a trajetória do indicador tem sido favorável nesse trimestre, apontando para um cenário positivo para o mercado de trabalho. No entanto, ainda exige alguma cautela.

“Com a pandemia cada vez mais distante do radar, a economia vai ditar o ritmo do mercado de trabalho. No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica”, avaliou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação