BANDA LARGA

5G começa a funcionar em cinco capitais da Região Norte do Brasil

A rede 5G começou a funcionar na Região Norte do Brasil, em locais como Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC)

Michelle Portela
postado em 06/10/2022 18:35
 (crédito:  AFP / Pau BARRENA)
(crédito: AFP / Pau BARRENA)

A rede 5G começou a funcionar em cinco capitais da Região Norte do Brasil: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), nesta quinta-feira (06/10). A autorização de funcionamento foi dada grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para o funcionamento da tecnologia.

As novas capitais agora passa a contar com a tecnologia da quinta geração da banda larga brasileira, a exemplo das demais capitais que já receberam o sinal do 5G no país, que garante velocidade mais rápida e estável. 

O presidente do grupo e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, destacou que, pelas regras estabelecidas pela agência, as operadoras têm obrigação de ligar o sinal até 28 de novembro nessas cidades, apesar de já poderem fazer a ativação nesta quinta.

Adaptação

Cristina Fragata, sócia e CEO da Attri, empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios, diz que a expectativa é que o 5G estimule a recuperação econômica com mais acesso à tecnologia

"Nos próximos anos, vamos testemunhar a verdadeira transformação digital no Brasil. Empresas ampliando o 5G, casas mais conectadas, novos modelos de negócios impulsionados pela conectividade 5G, entre tantas outras inovações. A nova rede fará com que as empresas utilizem em larga escala o Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras tecnologias”, avalia. 

Entre outros avanços, o 5G permitirá a coleta de inúmeras informações e dados em tempo real, que até o momento são coletados de forma isolada. “Será um prato cheio para marcas, que agora poderão usar essas informações para melhorar a experiência do cliente, aumentar o seu engajamento e a sua fidelidade”.

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