CONJUNTURA

Setor de serviços avança 0,7% em agosto, quarta alta consecutiva

Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta sexta-feira (14/10) pelo IBGE, esse é o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nesse período

Rafaela Gonçalves
postado em 14/10/2022 11:20 / atualizado em 14/10/2022 11:54
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O volume de serviços prestados no país cresceu 0,7% em agosto, após o avanço de 1,3% no mês anterior. Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados nesta sexta-feira (14/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nesse período.

Com isso, o setor de serviços opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e fica apenas 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014.

Setores

Três das cinco atividades pesquisadas acompanharam o resultado positivo do índice geral. Entre elas, os destaques foram outros serviços (6,7%), que no mês anterior havia caído 5,0%, e informação e comunicação (0,6%). “Esse resultado positivo vem após uma queda, o que não é incomum especialmente no setor de serviços financeiros auxiliares, que teve maior influência sobre esse avanço e também sobre a retração do mês anterior”, destacou o o analista da pesquisa, Luiz Almeida. Os serviços financeiros auxiliares abarcam corretoras de títulos, consultoria de investimentos e gestão de bolsas de mercado de balcão organizado.

Com o crescimento registrado em agosto, o setor de informação e comunicação acumula ganho de 1,8% nos últimos dois meses. “Esse foi o segundo setor que mais contribuiu para o avanço do volume de serviços em agosto. Ele atingiu o ponto mais alto da série, chegando ao mesmo nível registrado em dezembro de 2021. Esse resultado se deve especialmente ao segmento de tecnologia da informação, que é muito dinâmico e também alcançou o pico da sua série nesse mês. É um dos setores que cresceram a despeito da pandemia, principalmente por conta do home office e da digitalização dos serviços”, afirmou o pesquisador.

Serviços prestados às famílias (1,0%) também registraram sua sexta alta consecutiva, período em que acumularam ganho de 10,7%. Apesar disso, o setor ainda está 4,8% abaixo do patamar pré-pandemia.

Por outro lado, o setor de transportes, que vinha crescendo nos três meses anteriores, recuou 0,2% em agosto. O grupo de transportes tinha um aumento acumulado de 4,0% entre maio e julho, e está 20% acima do nível pré-pandemia. De acordo com o pesquisador, essa variação parece mais uma acomodação do setor.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação