Conjuntura

Não há risco relevante para estabilidade financeira, diz BC no REF do 1º semestre

As avaliações estão no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do primeiro semestre de 2022, divulgado nesta quinta-feira (3/11)

Agência Estado
postado em 03/11/2022 19:08
 (crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Casal/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) afirmou que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem evoluído de acordo com o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) e que as análises realizadas pelo órgão indicam que não há risco relevante para a estabilidade financeira. As avaliações estão no Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do primeiro semestre de 2022, divulgado nesta quinta-feira (3/11).

"Testes de estresse de capital demonstram que o sistema bancário possui adequada resiliência. O SFN mantém provisões adequadas ao nível de perdas esperadas, e capitalização e liquidez confortáveis", disse o BC, no documento.

O Índice de Basileia do SFN atingiu 16,1% em junho de 2022, ante uma taxa de 16,5% verificada em dezembro do ano passado. O Índice de Basileia é um conceito internacional, definido pelo Comitê de Basileia, que estabelece uma relação mínima entre o Patrimônio de Referência (PR) e os ativos ponderados pelo Risco (RWA) dos bancos.

No Brasil, o índice a ser obedecido é de 8%. O porcentual significa que, para cada R$ 100,00 que um banco empresta, a instituição precisa ter R$ 8,00, levando-se em consideração o nível mínimo regulatório.

ROE

O Retorno Sobre Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário atingiu 15,1% em 12 meses até junho de 2022, a mesma taxa registrada em dezembro do ano passado, segundo dados do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), agora divulgados.

De acordo com o BC, os resultados do sistema bancário devem continuar resilientes, embora existam incertezas relativas ao cenário econômico no médio prazo.

"O retorno sobre o patrimônio líquido foi de 15%, estável em relação ao nível observado ao final de 2021. O crescimento do NII (em especial do resultado de juros de tesouraria) e ganhos de eficiência explicam a sustentação dos resultados", informou o REF.

Segundo o BC, a rentabilidade do sistema bancário deve se manter resiliente, mas o cenário econômico marcado por condições financeiras restritivas e inflação elevada, exigem atenção por parte das instituições.

A autoridade monetária ainda alertou que uma eventual piora da atividade econômica e deterioração da qualidade do crédito podem afetar os resultados dos bancos à frente.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.