ESPECIAL

CB Fórum Agro 4.0: evento debate a tecnologia no campo; acompanhe ao vivo

Os painelistas do evento abordarão a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade; assista a transmissão completa

Ronayre Nunes
Raphael Pati*
Isabel Dourado*
postado em 09/11/2022 15:26 / atualizado em 09/11/2022 16:03
CB agro no Correio -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
CB agro no Correio - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove nesta quarta-feira (9/11) a 2ª edição do Fórum Agro 4.0. O evento discutirá casos práticos, tendências e ações do ecossistema de inovação sobre tecnologias no agronegócio — tema cada vez mais importante no setor que responde por considerável lugar no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Os painéis estão sendo transmitidos ao vivo pelas redes sociais do Correio Braziliense. Além dos debates sobre inovação, o projeto contempla editais para a seleção e premiação de projetos de tecnologias 4.0 envolvendo fazendas, cooperativas, agroindústrias, fornecedores e outras instituições.

Os painelistas do evento abordarão a importância de se adotar as tecnologias 4.0, com o intuito de promover a sustentabilidade. O objetivo é encontrar soluções para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a utilização de recursos naturais e o desperdício de alimentos.

Programação do CB Fórum Agro 4.0

O primeiro painel terá início às 15h50, com a participação de Marcela Carvalho, assessora da presidência da ABDI; Sibele Silva, diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária do Ministério da Agricultura; Vasco Picchi, sócio-fundador da Safe Trace; e Caroline Holtz Rolim, coordenadora de sustentabilidade da Cargill.

O segundo painel, às 16h40, debaterá a relação entre tecnologia e produtividade no agronegócio. Esse momento terá a participação de Bruno Jorge, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI; Diego Humberto de Oliveira, coordenador de Inteligência de Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Otavio Celidonio, diretor executivo da AgriHub; Alain Marques, co-fundador da Agventure; José Nilton Silva, diretor geral do Parque Tecnológico da Paraíba.

  • CB Fórum Agro 4.0 Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • CB Fórum Agro 4.0 Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • CB Fórum Agro 4.0 Carlos Vieira/CB/D.A. Press
  • CB agro no Correio Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Os palestrantes vão discutir o uso de tecnologias para aumentar a produtividade e de que forma o ecossistema de inovação brasileiro pode colaborar nesta temática. Em 2020, na primeira edição do fórum, a ABDI lançou o Edital do Programa Agro 4.0, com o propósito de fomentar, estimular e colaborar no processo de adoção e difusão de tecnologias 4.0 no sertor. Em parceria com os ministérios da Economia, da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, 14 projetos foram selecionados e premiados, num total de R$ 4,8 milhões.

"O evento é importante para poder discutir como fazer a difusão tecnológica, esse é o motivo principal da nossa participação. O evento é oportunidade para que a gente troque experiências com outras empresas e com pessoas que estão liderando o processo. Além disso, a gente quer mostrar um pouco da nossa expectativa, mostrar o desafio do que a gente está propondo como participante e difundir tecnologia para os agricultores", afirmou Otavio Celidonio, diretor executivo da AgriHub.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação