Redes sociais

Twitter recua, desiste do novo selo de verificação "cinza" e vira meme

O novo selo "cinza" faria parte de uma confirmação "extra"; o pagamento para os "selos azuis" ainda poderá ser mantido

Camilla Germano
Yasmin Rajab
postado em 10/11/2022 17:55 / atualizado em 10/11/2022 17:55
 (crédito: Reprodução/Twitter/@TwitterBlue)
(crédito: Reprodução/Twitter/@TwitterBlue)

O novo selo de verificação de contas do Twitter durou pouco. Em menos de 24 horas após o anúncio da novidade, o novo dono da rede social, Elon Musk, informou que a mudança não será mais implantada. 

Primeiro, o magnata respondeu a um usuário que comentava a existência de dois selos de verificado — o azul (típico da rede social) e o cinza, que era o modelo novo — dizendo que tinha "acabado de matar" a nova função.

Na sequência, Musk confirmou o "fim" do lançamento do novo selo de verificados. "Observe que o Twitter fará muitas coisas estúpidas nos próximos meses. Vamos manter o que funciona e mudar o que não funciona", afirmou ele. 

Musk também fez piada das constantes críticas que vem recebendo desde que comprou a rede social. "Operador de linha direta de reclamação onl-ine! Por favor, mencione suas reclamações abaixo", brincou ele. Na biografia do perfil oficial, também constam dizeres parecidos. "Twitter Complaint Hotline Operator", que significa, em livre tradução, "Operador de linha direta de reclamação do Twitter".

Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, também se pronunciou sobre a a declaração publicada por Musk. "Não há mais vacas sagradas em produtos no Twitter. Elon está disposto a tentar muitas coisas — muitas falharão, algumas terão sucesso", escreveu.

Ela acrescenta que "o objetivo é encontrar a combinação certa de mudanças bem-sucedidas para garantir a saúde e o crescimento do negócio a longo prazo". 

Ao anunciar a criação do novo rótulo, Crawford afirmou que o novo "oficial" seria uma forma de diferenciar assinantes do Twitter Blue. "Nem todas as contas verificadas anteriormente receberão o rótulo 'Oficial' e o rótulo não está disponível para compra", disse.

O novo selo, da cor cinza, era representado pelo título "Oficial" aparecer abaixo do nome do usuário. O selo foi criado com o intuito de identificar contas de governos, organizações políticas, empresas comerciais, grandes marcas, meios de comunicação e algumas figuras públicas. 

Até então, o Twitter possuía apenas o selo azul, usado em "contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público". Agora, após o lançamento do Twitter Blue, quem têm o ícone azul ao lado do nome de perfil indica que o usuário também paga US$ 8 (cerca de R$ 40) por mês para ter o selo de verificado. 

Novo selo do Twitter virou meme entre os usuários

Assim como qualquer assunto que viraliza na rede, a novidade do novo selo do Twitter logo virou piada nas redes sociais. Após o anúncio, os usuários não demoraram para criar e espalhar diversos memes sobre o ocorrido. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação