Consignado

Caixa libera empréstimo consignado do Auxílio Brasil após duas semanas

A contratação da modalidade estava suspensa desde o dia 1º de novembro, após queixas sobre o sistema

Raphael Pati*
postado em 14/11/2022 15:10 / atualizado em 14/11/2022 15:11
 (crédito:  Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Depois de permanecer suspensa por duas semanas, a contratação da modalidade de empréstimo consignado voltou a ser liberada pela Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (14/11) para beneficiários do Auxílio Brasil. O consignado estava suspenso desde o dia 1º de novembro e, conforme anunciado no primeiro dia deste mês, voltou a operar hoje pela manhã.

A Caixa havia suspendido a contratação da modalidade após receber uma série de queixas sobre dificuldades para contratar o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem. Segundo o banco, o motivo oficial da suspensão envolveu o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que engloba o Dataprev, a própria Caixa e o Ministério da Cidadania.

O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi liberado no dia 11 de outubro deste ano. No entanto, além de reclamações sobre o funcionamento do aplicativo Caixa Tem, muitos beneficiários queixaram sobre atraso de pagamento e taxa extra de seguro.

Prazo para explicações

No dia 25 de outubro, a Caixa informou que havia emprestado R$ 4,2 bilhões a 1,6 milhão de beneficiários desde o dia 10 de outubro. Um dia antes, o banco anunciou que, a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), congelou por 24 horas a liberação de empréstimos nessa modalidade.

Esse prazo foi o intervalo dado pelo TCU para o banco explicar sobre os problemas envolvendo o consignado do Auxílio Brasil. Antes disso, a oferta do empréstimo havia sido suspensa por um período para manutenção nos sistemas do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação