NOVO GOVERNO

Filho de ex-vice de Lula é cotado para chefiar Ministério da Indústria

Josué Gomes é presidente da Fiesp e pode deixar o cargo para assumir pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Michelle Portela
postado em 14/12/2022 13:43 / atualizado em 14/12/2022 17:36
Lula ao lado do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva 
 -  (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Lula ao lado do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva - (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria convidado o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, para chefiar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no novo governo. Ele é filho de José de Alencar, que foi vice-presidente de Lula nos dois primeiros mandatos do petista.

Na Fiesp, há uma assembleia marcada para o próximo dia 21, quando pode ocorrer a destituição do cargo. 

A indicação de Josué dependia da indicação da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), que será ocupada pelo ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), que, por sua vez, estaria condicionada a alterações na Lei das Estatais, ocorridas na noite dessa terça-feira (14). 

Aprovada no mandato do ex-presidente Michel Temer, a Lei das Estatais proíbe que dirigentes de campanhas eleitorais assumam altos cargos nas estatais nos 36 meses seguintes. Ontem, contudo, foi aprovado, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que reduz de três para um mês o período que um dirigente partidário tem de esperar para ocupar um cargo em estatal. 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação