NOVO GOVERNO

Febraban cumprimenta novas presidentes da Caixa e do BB

"A Febraban entende que, com a mudança de governo, é natural que ocorram alterações no comando dos bancos públicos", comentou o presidente da Febraban, Isaac Sidney

Rosana Hessel
postado em 30/12/2022 17:27 / atualizado em 30/12/2022 17:38
 (crédito: PT/Divulgação)
(crédito: PT/Divulgação)

Após o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgar os nomes das novas presidentes do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal (Caixa), Rita Serrrano, na manhã desta sexta-feira (30/12), o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, emitiu uma nota breve cumprimentando as duas executivas.

"A Febraban, na condição de maior representante do setor, cumprimenta e deseja sucesso às futuras presidentes do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciadas pelo novo Ministro da Fazenda Fernando Haddad. A Febraban entende que, com a mudança de governo, é natural que ocorram alterações no comando dos bancos públicos", destacou no comunicado.

"O Banco do Brasil e a Caixa são atores importantes do mercado e da indústria bancária, e a Febraban, na condição de maior representante do setor, confia que a experiência e trajetória das novas dirigentes levarão à continuidade do desempenho das duas instituições para o bom e relevante funcionamento do mercado de crédito, que, por sua vez, é um dos pressupostos para uma retomada saudável da economia", acrescentou. 

Profissionais de carreira

Tarciana Medeiros e Rita Serrano são servidoras de carreira dos bancos públicos, com 22 e 33 anos, respectivamente, nas instituições. 

Não será a primeira vez que a Caixa terá uma mulher no comando, pois, além da atual presidente Daniella Marques, que assumiu o cargo após o antecessor Pedro Guimarães, demitido após várias denúncias de assédio, outras duas executivas presidiram a instituição financeira. Integrante do Conselho de Administração do banco, Serrano não foi intimidada por Guimarães e, em sua homepage, afirma que "a gestão de Bolsonaro impactou na cultura do banco público".

Mestre em administração, Rita Serrano ainda defende uma reorganização do banco "para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda e do Minha Casa Minha Vida", programa extinto pelo governo de Jair Bolsonaro e transformado em Casa Verde e Amarela. 

Tarciana Medeiros, por sua vez, fará história por ser a primeira mulher a presidir o BB. Com 22 anos de casa, a executiva estará pulando etapas na carreira dentro do banco, porque não integrou a vice-presidência, a exemplo do antecessor, Fausto Ribeiro.

O comentário interno da instituição financeira é de que a futura presidente abrirá as portas para as mulheres em cargos de chefia dentro do BB. Os adjetivos atribuídos a ela são: respeitosa, agregadora e com liderança. "É um momento histórico e, pelo que falam dela, Tarciana não deverá decepcionar", disse uma fonte do BB. Ela contou que a executiva é uma frequentadora assídua do Tia Zélia, restaurante que ficou famoso quando era frequentado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Escolha positiva 

O economista-chefe da Mirae Asset, Julio Hegedus, avaliou como positiva a escolha de mulheres para chefiar os bancos públicos. "Acho que as mulheres são mais competentes do que os homens. São duas funcionárias de carreira e com boa capacidade gerencial. Se elas são sérias e não são militantes polítcas, isso é muito bom. É um bom quadro", afirmou.

Para Hegedus, Haddad está "fazendo gol e acertando" com as duas nomeações. "Mas tenho uma crítica a fazer que é o excesso de ministérios no novo governo. Vai ser fácil não ter foco de corrupção com tanta expansão do Estado", alertou ele, em referência aos 37 ministérios do futuro governo. 

O presidente eleito adiantou que pretendia colocar mulheres no comando da Caixa e do BB, ontem, durante o anúncio dos últimos nomes para compor o primeiro escalão, entre eles, o da ex-ministra e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), para chefiar novamente o Ministério do Meio Ambiente. No terceiro mandato, Lula terá uma equipe recorde de 11 ministras.

Como o mercado está fechado nesta sexta-feira, a reação dos operadores da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ainda não pode ser medida, pois as duas novas presidentes são desconhecidas. "Parece que vai ter mais interferência de cima do que nos últimos seis anos", avaliou uma fonte do setor financeiro. 

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação