Importação

Decreto que reduz alíquotas do Pis/Pasep e Cofins é publicado

Publicada na noite de sexta-feira (30/12) na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a medida beneficia os investimentos e operações impactadas pela volatilidade do dólar frente ao real.

Correio Braziliense
postado em 31/12/2022 19:15 / atualizado em 31/12/2022 19:17
 (crédito:  EVARISTO SA / AFP)
(crédito: EVARISTO SA / AFP)

O presidente em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), assinou um decreto que reduz alíquotas do Pis/Pasep e Cofins de receitas financeiras no regime não-cumulativo. Publicado na noite de sexta-feira (30/12) na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a medida beneficia os investimentos e operações impactadas pela volatilidade do dólar frente ao real.

O tema deverá ser abordado no pronunciamento do vice-presidente previsto para as 20h deste sábado, em cadeia nacional. O presidente Jair Bolsonaro (PL) já está nos Estados Unidos e não comparecerá à posse de Luiz Inácio Lula da Silva

De acordo com o texto publicado no DOU, as alíquotas serão reduzidas em 0,33% (Pis/Pasep) e 2% (Cofins), caindo de 1,65% e 7,60%, respectivamente. "Desse modo, busca-se reduzir a carga tributária do Pis/Cofins sobre as receitas financeiras das empresas que estão no sistema não cumulativo, liberando recursos para que estas possam expandir suas operações, investir e criar novos empregos”, diz o texto do DOU. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação