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'Esquenta' da black friday no e-commerce é destaque para faturamentos

Segundo dados coletados pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, divulgados nesta quinta-feira (8/12), semana da Black Friday em 2022 gerou R$ 5,9 bilhões em faturamento bruto para o e-commerce brasileiro, recuo de 19% em relação ao mesmo período do ano passado

A semana da Black Friday em 2022 gerou R$ 5,9 bilhões em faturamento bruto para o e-commerce brasileiro. Segundo dados coletados pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, divulgados nesta quinta-feira (8/12), o valor representa um recuo de 19% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar da queda, os dados mostram que a Black Friday se tornou um evento que turbina as compras ao longo de todo o mês de novembro e não apenas da data específica. De acordo com o levantamento, o “esquenta” da Black Friday (período que antecede a Black Friday, em si) registrou alta de 8% em relação a 2021, com faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões. Nesse mesmo período, foram realizados 7,4 milhões de pedidos e o ticket médio (indicador que mensura a performance de vendas da empresa) foi de R$ 495,00 — alta de 10% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Para o head de e-commerce da NielsenIQ|Ebit, Marcelo Osanai, os resultados ainda comprovam que novembro deve se tornar um mês propício para consumo no e-commerce. “Ao considerarmos o momento econômico do Brasil e o retorno dos shoppers às compras nas lojas físicas, após o período de isolamento por conta da pandemia, é possível perceber que há uma tendência de estabilidade no e-commerce, com boas vendas para o mês de novembro”, analisou.

Games e eletrônicos

Ainda no “esquenta” da Black Friday, foram destaques os segmentos de Games, com alta de 47,9% no faturamento bruto para o período, em comparação com 2021. Em seguida vem Eletrônicos, com 42,5%. Em terceiro, Casa e Decoração, com 20,7%. Na análise de quantidade de pedidos, Alimentos e Bebidas teve a maior alta (24%), enquanto o faturamento bruto desse segmento cresceu apenas 3,3%.

Na forma de consumir, os brasileiros demonstraram maior interesse por realizar a compra via mobile. Segundo a pesquisa, 54% das vendas realizadas durante o “esquenta” ocorreram por meio desses aparelhos, por meio de aplicativo do próprio varejista ou site direto das lojas. Na quinta e na sexta-feira, a compra usando celulares representou 52% do total.

Outra curiosidade é que quase 60% dos pedidos realizados durante a Black Friday apresentaram frete grátis, a maior parte em produtos das categorias de Telefonia, Alimentos e Bebidas e Informática. 

Faturamento por região

O Sudeste segue sendo a região mais relevante para o faturamento total do e-commerce, com 58% de importância para o total das vendas, mas o Nordeste registrou o maior crescimento nas vendas na comparação com o ano passado. O levantamento apontou que, no período conhecido como “esquenta” de 2022, o Nordeste teve alta de 28% em relação ao mesmo período de 2021; enquanto que na mesma análise temporal para número de pedidos, a alta foi de 23%.

O segundo maior crescimento em faturamento bruto para o período foi o da região Norte, com alta de 20%. Em seguida, ficaram o Sudeste (15%), o Sul (14%) e o Centro-Oeste (9%). No recorte de número de pedidos, ficaram atrás do Nordeste as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, respectivamente, com altas de 13%, 4%, 3% e 1%.

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