Combustíveis

Refinarias da Petrobras são monitoradas em meio a ameaças de bolsonaristas

O plano, que circula nas redes sociais e entre grupos bolsonaristas, seria interromper o fornecimento de combustíveis no país e gerar uma crise de abastecimento

Rafaela Gonçalves
postado em 09/01/2023 12:01 / atualizado em 09/01/2023 12:01
 (crédito: André Motta de Souza / Agência Petrobras)
(crédito: André Motta de Souza / Agência Petrobras)

Diante das ameaças de mobilização de grupos bolsonaristas, as refinarias da Petrobras estão sendo monitoradas nesta segunda-feira (9/1). A Federação Única dos Petroleiros (FUP) mapeou a evolução das manifestações políticas nas unidades da petroleira por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e emitiu uma nota alertando para possíveis ataques e bloqueios.

O plano, que circula nas redes sociais e entre grupos bolsonaristas, seria interromper o fornecimento de combustíveis no país e gerar uma crise de abastecimento. “Estes possíveis atos podem colocar em risco os ativos da Petrobras, a integridade física dos trabalhadores destas unidades, assim como o entorno destes ativos, e comprometer o fornecimento de combustíveis para a população”, alerta a FUP.

Monitoramento

As refinarias estão operando normalmente e até então não foi identificada a presença de extremistas, mas as ameaças têm sido acompanhadas pela direção da companhia e as autoridades policiais dos estados. A petroleira reforçou a segurança na Reduc (Refinaria Duque de Caxias, no Rio), Replan (Refinaria de Paulínia, em São Paulo), Revap (Refinaria Henrique Lage ou Refinaria do Vale do Paraíba, também em São Paulo), e Refap (Refinaria Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul).

O senador Jean Paul Prates, indicado para a presidência da companhia, disse que acompanha o tema e conversou com o ministro da Defesa e Segurança Pública, Flávio Dino, e com os governadores de alguns estados. O atual presidente interino da estatal, João Henrique Rittershaussen, informou que as equipes de segurança da empresa foram acionadas e as autoridades de segurança pública foram alertadas sobre o tema.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia garantiu que “o abastecimento nacional de combustíveis e funcionamento normal de refinarias, terminais e bases de distribuição. Monitoramento e articulação do governo asseguram o suprimento”.

Em articulação com as entidades vinculadas, a pasta disse ainda que “tem garantido a normalidade do abastecimento nacional de combustíveis e o funcionamento adequado de refinarias, terminais e bases de distribuição. Além de monitorar o status de protestos nessas estruturas, seguimos atentos e em articulação com outras pastas e estados para assegurar o suprimento”.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar po dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE