CONSÓRCIO

Banco Central aprova novas regras para o setor de consórcios

Entre as mudanças, publicadas nesta quinta feira (19/01), fica estabelecido em até três vencimentos consecutivos o prazo máximo de inadimplência, a partir do qual o participante do grupo de consórcio será excluído

Rafaela Gonçalves
postado em 19/01/2023 11:29 / atualizado em 19/01/2023 11:30
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Banco Central atualizou, nesta quinta-feira (19/1), novas regras sobre o funcionamento de grupos de consórcio, com validade a partir de janeiro de 2024. Entre as mudanças, fica estabelecido em até três vencimentos consecutivos o prazo máximo de inadimplência, a partir do qual o participante do grupo de consórcio será excluído — atualmente não há prazo definido.

A resolução determina que, a partir do ano que vem, os regulamentos dos grupos de consórcios devem estar disponíveis nos sites das administradoras de consórcios, eliminando a exigência de registro desses regulamentos em cartório. Também permite que as assembleias possam ser presenciais ou virtuais.

A norma ainda explicita a possibilidade de formação de grupos de consórcio nos quais o valor do crédito a ser concedido ao consorciado contemplado será fixado em um montante nominal, corrigido periodicamente com base em índice de preço ou indicador previamente definido em contrato.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE