DÍVIDAS

Recuperação Judicial: entenda como funciona o pedido feito pela Americanas

Processo deve evitar que a empresa chegue a falência por meio da renegociação de dívidas

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 19/01/2023 16:42 / atualizado em 19/01/2023 16:42
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A varejista Americanas entrou com um pedido de recuperação judicial para conseguir resolver suas dívidas gigantes com empresas do mercado. O valor de R$ 43 bilhões envolve credores financeiros, trabalhistas e fornecedores. Outras empresas que passam por dificuldades financeiras tão severas quanto a da Americanas, possuem duas alternativas: a falência, que significa o encerramento das atividades, e a Recuperação Judicial, que pode ajudar na recuperação da instituição.

O que é Recuperação Judicial?

A Recuperação Judicial é um processo que permite que companhias suspendam e renegociem parte das dívidas acumuladas em um período de crise, evitando o encerramento das atividades, demissões e falta de pagamentos.

O objetivo principal desse processo é que a empresa tenha um período para elaborar um plano de recuperação executável e apresentá-lo aos credores que a companhia possui condições de se reerguer, caso consiga renegociar suas dívidas.

Caso o plano seja aprovado, a empresa tem a suspensão da maior parte dos seus débitos, ou seja, o pagamento aos credores é adiado ou suspenso, para que a empresa foque no pagamento de funcionários, tributos e matéria-prima, essenciais para o funcionamento do negócio. Outro fator importante é a suspensão de juros.

Apenas os empresários e as sociedades empresárias podem pedir a Recuperação Judicial. Empresas públicas; sociedades de economia mista; instituições financeiras públicas ou privadas; cooperativas de crédito; consórcios; e outras instituições não podem solicitá-la. No caso da Americanas, a empresa está pedindo também que a Justiça derrube a liminar obtida pelo BTG e inclua o banco na recuperação judicial.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE